Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

A Era da intolerância – Por qual razão não aceitamos a opinião contrária?


RenatooO999
 Compartilhar

Posts Recomendados

Vi esse texto na internet e achei interessante devido aos recentes acontecimentos aqui na WC, quero que pensem a respeito e #pas

A Era da intolerância – Por qual razão não aceitamos a opinião contrária?

 

"Vivemos um período em que pensar diferente é motivo

de raiva. Mas por qual razão não aceitamos a opinião

contrária? Vivemos uma “era da intolerância?

 

Basta navegar por alguns minutos na internet para

presenciar inúmeras e incontáveis cenas de

intolerância, das mais variadas.

 

Parece que não é possível ter opiniões divergentes,

sem que isso cause um problema entre as pessoas.

 

Se eu sou contrário a redução da menoridade penal, é

porque eu nunca fui vitimado, violentado e etc e que,

portanto, deveria passar por uma situação como essa

para ver o que é bom e começar a pensar que os

adolescentes devem ser presos.

 

Ou, então, tenho que pegar esse menor e levá-lo para

casa, já que tenho tanta dó dele.

 

De outro lado, se falo sobre as drogas, sou um

“drogadinho” que só pensa em benefício próprio e que

tá doido para sair por aí usando drogas.

 

Ou, então, tenho que ser vítima de um usuário de

drogas para saber o quanto a droga é ruim para a sociedade.

 

Se eu sou a favor da homossexualidade, sou um

“viadinho”; e se sou contra sou homofóbico.

 

Se defendo a liberdade de expressão e critico a forma

de atuação da “igreja”, sou “cristofóbico”; e, se defendo

o posicionamento religioso, sou xiita, fanático, dentre outras.

Espera aí!

O fato de eu ter uma opinião contrária a sua não me

torna melhor ou pior do que você, apenas demonstra

que pensamos diferente.

 

E, até onde eu sei, são as discordâncias que fazem uma

sociedade mais justa e igualitária.

 

Não há como se chegar a solução de um problema se

não se discute sobre ele e sobre as suas consequências.

 

E digo mais. Esse é um portal voltado para exposições e

discussões de matérias jurídicas, o que pressupõe que

as pessoas que o acessam (em sua maioria)estudam ou

atuam nessas áreas.

 

Assim, ao meu ver, isso torna essa intolerância ainda

mais grave, pois, se partimos do pressuposto que

profissionais/estudantes do Direito não sabem

debater, dialogar, sem levar para o lado pessoal, sem

ofender e sem “jogar pragas”, entendo que temos que

rever quais são esses profissionais que estamos formando.

 

O Direito é voltado para a discussão, para a defesa de

teses, e, por isso, se não conseguirmos realizar essas

tarefas de forma impessoal, temos que mudar de profissão.

 

Menos intolerância e mais respeito com a opinião contrária.

 

É dessa junção de ideias que surgirá uma sociedade

melhor e não da disputa para saber quem está com a razão."

nQ3rEGL.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É complicado isso, parece que a pessoa não se controla se vê um post de um membro tem que quotar, ainda mais com coisas do tipo: Para de falar merd@/para de falar besteira/não fale o que não sabe/vá estudar e isso sempre acaba onde acaba né, numa briga, infrações/banimentos. Respeito é difícil hoje em dia.

R85FZ20.png

Membro - Bronze Member - Silver Member - Gold Member - [E]stagiario - Moderador Point Blank - Sapphire Member - Moderador Crossfire - Moderador Global - Coordenador - Co-Administrador - Administrador - Titanium Member - Administrador - Entretenimento - Coordenador

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda

Tudo que é contra a moral de uma pessoa ela acha errado, logo, ela rejeita e, possivelmente, até mesmo repudia, isso gera conflitos.

 

parece que a pessoa não se controla se vê um post de um membro tem que quotar

Assim? Brincadeira aparte, o quote é a forma usada para se discutir um assunto em foruns. Se bem usado ele é algo positivo, o problema são as ofensas e derivados.

 

vá estudar

Ultimamente os membros tem usado essa frase de forma agressiva, mas em alguns casos isso é realmente necessário, como por exemplo o membro que disse que Fidel Castro e Jair Bolsomitonaro eram iguais.

UVe8MJd.pngkjHJVbM.png
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É tão desgastante situações do gênero... Lembro que algumas semanas atrás, eu estava voltando p/ casa c/ minhas colegas de serviço, e estávamos discutindo sobre um processo (trabalhamos numa comarca, de vez em quando surge uns casos que a gente comenta, claro) em que o pai processou um rapaz por assédio à uma menor. Porém, havia fotos de conversas do facebook que mostrava a criança dizendo picaretagens, sabe? Pro rapaz. Elas estavam indignadas, como se o rapaz citado não tivesse feito nada p/ ser julgado, a criança que é danada, que não sei o quê. Eu, logicamente, indignada com o posicionamento delas, tentei argumentar. E só vinha coisa do tipo: "Ah, se fosse sua filha, você ia deixar? Ah, me poupe, Bia".

As pessoas não sabem ser IMPARCIAIS. Não sabem discutir as coisas sem empurrar numa parede de opinião pessoal. Sem te julgar. Se defendo a criança, tô sendo ridícula. Se defendo o rapaz, apoio a pedofilia. A vontade que dá é de mandar todo mundo tomar no orifício aonde o sol não bate.

Isso desanima, sabia? A cada dia que se passa, sinto que "calada sou uma poeta". Infelizmente ter uma conversa saudável c/ opiniões contrárias se torna cada vez mais raro de se ter. Tanto que quando as tenho, só falta empacotar a pessoa e levar p/ casa.

 

As causas?

Falta de conhecimento - convenhamos, não é necessário saber de tudo. É só necessário estar aberto a saber - e, pior, ignorância.

Fg5uofw.pngx8iyddZ.png

© 2011 - 2018

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É tão desgastante situações do gênero... Lembro que algumas semanas atrás, eu estava voltando p/ casa c/ minhas colegas de serviço, e estávamos discutindo sobre um processo (trabalhamos numa comarca, de vez em quando surge uns casos que a gente comenta, claro) em que o pai processou um rapaz por assédio à uma menor. Porém, havia fotos de conversas do facebook que mostrava a criança dizendo picaretagens, sabe? Pro rapaz. Elas estavam indignadas, como se o rapaz citado não tivesse feito nada p/ ser julgado, a criança que é danada, que não sei o quê. Eu, logicamente, indignada com o posicionamento delas, tentei argumentar. E só vinha coisa do tipo: "Ah, se fosse sua filha, você ia deixar? Ah, me poupe, Bia".

As pessoas não sabem ser IMPARCIAIS. Não sabem discutir as coisas sem empurrar numa parede de opinião pessoal. Sem te julgar. Se defendo a criança, tô sendo ridícula. Se defendo o rapaz, apoio a pedofilia. A vontade que dá é de mandar todo mundo tomar no orifício aonde o sol não bate.

Isso desanima, sabia? A cada dia que se passa, sinto que "calada sou uma poeta". Infelizmente ter uma conversa saudável c/ opiniões contrárias se torna cada vez mais raro de se ter. Tanto que quando as tenho, só falta empacotar a pessoa e levar p/ casa.

 

As causas?

Falta de conhecimento - convenhamos, não é necessário saber de tudo. É só necessário estar aberto a saber - e, pior, ignorância.

 

 

Esse seu caso é muito simples de resolver.

 

Se a menina era menor de 14 anos, o rapaz está errado perante a lei. Pois menores de 14 anos não tem voz de consentimento no entendimento à formação do adolescente. Então é um abuso sexual em criança vulnerável. Não importa o que a menina diga de malicioso, para a lei, ela é apenas uma criança pré-adolescente que não compreende o que faz.

 

Acima dos 14 anos, o rapaz já pode ser protegido pela própria garota se assim ela desejar. Se ele for maior de idade e ela menor porém acima dos 14, ela tem voz de consentimento, ou seja, o pai pode denunciar o rapaz, mas se a menina for contra o pai em audiência, o rapaz é inocentado. Agora, se a conversa for contra a vontade da garota e ela se sentir ofendida e querer apoiar a denuncia aí o rapaz é preso.

 

Muita gente confunde isso no termo pedofilia, rsrs. Pedofilia é o crime que se dá ao maior por abuso sexual de menores de 14 anos, ou seja, crianças e pré-adolescentes, é chamado o estupro de vulnerável. Agora caso o maior faça sex.o com uma menor de 18 porém acima dos 14 com a aceitação da garota já se enquadra em relação consentida.

 

Simples não? Só aprenderem a ler, interpretar e instigar melhor as leis que regem este país.

 

 

Quanto ao tópico, concordo, vivemos na época do bem próprio e ignorância. Isso se dá pelas tecnologias e também o ego inflado com base nas diversas ilusões que as pessoas passam e depois se tornam frias, é triste...

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 3 semanas atrás...

Nossa geração é formada por egomaníacos. Todo mundo cresceu se achando especial, achando que tem algum talento e um propósito no mundo. Ninguém mais acredita ser normal e tampouco ser gado; adjetivos que não significavam nada hoje são ofensas.

 

Visto isso, todo indivíduo acha que está certo e ninguém quer conversar de mente aberta disposto a ter sua opinião mudada. No máximo, conversam com o outro para tentar mudar sua cabeça e provar superioridade , nunca ouvir.

 

Qual foi a última vez que você mesmo se dispôs a ouvir alguém com opinião contrária à sua sem seu alter-ego dizendo "lá vem falar merda"? E qual a última vez que mudaram completamente sua opinião de algum conceito já concreto que tinha?

 

Falta também silêncio e respeito aos pensamentos alheios.

 

Ego e síndrome do floquinho de neve estão fora de controle nesses tempos de redes sociais em que todo mundo tem uma parede pra expôr as mesmas falas de sempre que se estiram na superfície de suas cabeças mas nunca realmente a penetra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Discordo apenas do ponto em que diz do "gado", a se referir a população em geral. De forma concreta, não é isso que esperamos de um povo. Por mais que sejamos limitados, gostamos de imaginar que temos um propósito, e não precisa ser um propósito imenso.

 

Creio ser difícil receber uma opinião contrária, dado os diversos absurdos que são ditos e defendidos por uma classe de descerebrados. Eu sempre defendi que existe a razão e certo, e existe o errado. E muitas pessoas querem defender o errado, só por terem direito a opinião.

 

Como diz um amigo, opinião é um direito, burrice é uma escolha.

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No ramo científico a discordância é essencial, bem como perceber que errou, reconhecer o erro e mudar de pensamento. Em muitas discussões as pessoas até veem que estão erradas, mas não admitem que estão erradas. Admitir erro e mudar é evoluir. Não existe mau algum em dizer "é verdade, você está certo, falei besteira agora...". Eu já mudei de opinião sobre vários assuntos várias vezes e não me envergonho disso.

| Membro | Bronze Member | [E]stagiário | Moderador Point Blank | ̶B̶a̶n̶i̶d̶o̶ |

| Membro | Bronze Member | Silver Member | Gold Member | [E]stagiário | Moderador Point Blank | Moderador Global | Coordenador | Eu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No ramo científico a discordância é essencial.

 

Concordo plenamente, a discordância é um passo pra frente pra quem é aberto a mudança de opiniões. O problema é que esse termo ''aberto a mudança de opiniões" bate frente a frente com a ignorância, que ganha de goleada.

Pra mim, ignorância é o ponto principal do assunto.

xxeZuqk.png

 

Venha participar de nossa liga no CARTOLA FC. Conheça:

http://www.webcheats.com.br/threads/cartola-fc-liga-web-cheats.2539720/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normalmente as crianças e adolescentes encontram-se em fase conturbada, de adaptações e a tendência é serem mais ignorantes e cheios de si. Realmente é uma evolução a pessoa assumir o erro abertamente e procurar melhorar ou entender melhor o conceito do próximo, com mais aceitações.

 

As pessoas precisam procurar abrir mais a mente, enxergar com vivência as coisas, se colocarem no lugar do próximo. Quando você sai da sua "bolha" de conceitos que é o absoluto à você, acaba descobrindo muitas coisas para agregar, e outras para ter como experiências.

 

Aceitem mais, cresçam! Entendam o mundo e tudo à sua volta, por que é assim mesmo, o que fazemos aqui na terra é conhecer e viver. Escreva sua história, por mais difícil que seja... Pense, um dia não estaremos mais aqui. Apenas os registros de quem fomos em um tempo remoto.

 

Não podemos deixar que essas intolerâncias e esses mimimi's bobos se alastrem, é atraso de vida.

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao penso que seja coisa de idade, de era nem de internet, de bad pareting ou de vídeo-game, nao creio que intolerância seja coisa de adolescente mimado ou de criança, na minha opinião a intolerância está no core da humanidade, fomos assim desde sempre e provavelmente, até nosso fim, seremos assim como espécie.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas atrás...

Intolerância não é uma idiossincrasia inerente à uma sociedade ou duas. Se partimos do pressuposto que as sociedades são constituídas de fenômenos socioculturais divergentes, iremos notar que a denominação de "intolerância" não se restringe apenas a um grupo ou segmento social. Certos conceitos ou ações transgridem tradições de um determinado grupo coletivo de indivíduos, que possuem um mínimo de organização. Quando ocorre o choque entre tradições X mudança, forma-se a intolerância.

 

A discussão entre progressismo X conservadorismo vai muito além do campo político. Envolve questões da razão do ser do indivíduo e dos fenômenos intrínsecos à sociedade. Razão de ser refiro-me aos elementos formadores e norteadores do indivíduo, encarregados da construção do psiquismo. Em outras palavras, da forma como nossos pensamentos são desenvolvidos.

 

Exemplos:

  • A Revolução Cultural na China liderada por Mao-Tsé-tung tinha como uma de suas finalidades desvincular à imagem de Confúcio — importante filósofo chinês — da sociedade chinesa. Para isso, foram realizadas perseguições, assassinatos, manipulações, repressões, etc. Atualmente, a China está atrasada em muitas questões abordadas pelo criador deste tópico. Não estou querendo fazer um paralelo, até porque exigiria muito mais estudo, mas observa-se que certas sociedades possuem um "atraso progressista" em certas questões devido políticas implementadas ao longo do tempo.
  • Acredito que alguns podem até falar com mais propriedade sobre este exemplo, já que muitos membros se interessam pela cultura nipônica. O Japão é um país muito rígido quanto ao consumo de entorpecentes. Essa rigidez provém de uma longa campanha de não incentivo ao consumo de entorpecentes e as tradições culturais.
  • No auge da escravidão mundial, acreditava-se que o homem negro era inferior ao homem branco — até hoje acredita-se. Que os negros deveriam se submeter ao brancos. Durante séculos tal ideia foi perpetuada ao redor do mundo e disseminada pelos mais variados povos. O racismo nada mais é que um fenômeno socialmente construído, oriundo da intolerância. No Continente africano já houve impérios tão grandiosos quanto os europeus, tais como os etíopes, egípcios, malês, etc. Fragmentaram-se devido disputas políticas, étnicas, econômicas, etc.

“Ninguém é tão ignorante que não tenha algo a ensinar. Ninguém é tão sábio que não tenha algo a aprender”.

 

Blaise Pascal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.