Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

A ESPADA DE DAMOCLES


Hagaro
 Compartilhar

Posts Recomendados

Havia uma vez um rei chamado Dionysius que governava Siracusa, a cidade a mais rica da Sicília. Vivia em um belo palácio onde havia muitas coisas belas e caras, e um numeroso grupo de empregados que estavam sempre prontos para servir. Naturalmente, por causa da riqueza e do poder de Dionysius, muitos em Siracusa invejavam sua fortuna. Damocles era um destes. Era um dos melhores amigos de Dionysius, e estava sempre a lhe dizer:

- Como você é afortunado!

Você tem tudo que qualquer um poderia desejar. Você deve ser o homem o mais feliz do mundo! Um dia Dionysius amanheceu cansado de ouvir tal conversa.

- Venha aqui. - disse - você realmente acredita que eu sou um homem mais feliz do que todos?

- Mas é claro que você é! Damocles respondeu. Veja os tesouros que você possui, e o poder que você detém. Você não tem uma única preocupação. Como a sua vida poderia ainda melhorar?

- Imagino que você ficaria satisfeito ao trocar de lugar comigo. Disse Dionysius.

- Oh, isso seria um sonho - responde Damocles.

 

"Se eu pudesse ter suas riquezas e prazeres por somente um dia, seria a maior felicidade de minha vida!"

- Muito bem. Troquemos os lugares por apenas um dia. E assim, no dia seguinte, Damocles foi conduzido ao palácio, e todos os empregados foram instruídos para tratá-lo como seu mestre. Vestiram-no com vestes reais, e colocaram-lhe uma coroa do ouro. Sentou-se à mesa no salão de banquetes e fartos alimentos foram-lhe ofertados. Havia vinhos caros, e flores bonitas, e perfumes raros, e uma música deliciosa. Descansou-se entre macias almofadas, e sentia-se o homem mais feliz em todo o mundo.

 

- Ah! isso é que é vida! Ele afirmou a Dionysius, que se sentou no extremo oposto da grande mesa- eu nunca me imaginei feliz assim. E quando levou um copo aos lábios, levantou seus olhos para o teto. O que é isso pendurado acima dele, quase tocando em sua cabeça?

 

Damocles endureceu-se. O sorriso desvaneceu-se de seus lábios, e sua face empalideceu. Suas mãos tremeram. Não quis mais comida, nem vinho,nem música. Queria somente sair do palácio. Pois diretamente acima de sua cabeça havia uma espada pendurada, presa ao teto somente por um único fio de cabelo. Sua lâmina afiada resplandecia apontada para entre

seus olhos. Congelou-se sobre a sua cadeira.

- Qual o problema, meu amigo? - Perguntou Dionysius - Você parece ter perdido o apetite.

- Essa espada! Essa espada! Damocles sussurrou - Você não a vê?

- Naturalmente eu a vejo - Respondeu Dionysius. - Eu a vejo a cada dia. Sempre pendurada sobre minha cabeça, e há sempre a possibilidade de alguém ou alguma coisa cortar a fina linha. Talvez um de meus próprios conselheiros passe a ter inveja de meu poder e tentará matar-me. Ou alguém pode espalhar mentiras sobre mim, para virar todo o povo contra mim. Pode ser que um reino vizinho envie um exército para conquistar este trono. Ou eu posso tomar uma decisão estúpida que trouxesse minha queda. Se você quiser ser um líder, você deve estar disposto a aceitar estes riscos. Vêm com o poder. Você entende?

- Sim, eu entendo - Foi a resposta de Damocles - Eu vejo agora que eu estava errado, e que você tem muito a pensar além de sua riqueza e fama. Tome de volta o seu lugar e deixe-me ir de volta para a minha própria casa. E por muito tempo, enquanto viveu, Damocles nunca quis outra vez mudar os lugares com o rei. A lenda da espada de Dâmocles, nascida na história da Grécia há 2400 anos. É uma metáfora do perigo que se corre na busca do poder.

 

Autor: Roni Xavier

‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎

ddm45pu-9d57952b-f20c-4869-bacc-5fa6dd59
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.