Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

[Cosmos] Uma nova Odisseia - Nascimento do Sistema Solar.


Phefm'
 Compartilhar

Posts Recomendados

*Observação: Este tópico é melhor visualizado na Skin Dark.

 

 

 

 

 

076134-3d-transparent-glass-icon-business-spaceship.png

C O S M O S

- Uma nova Odisseia -

2n8oniq.png

Sejam muito bem vindos! Começa uma nova jornada pelo fórum, uma série de tópicos referentes à Astronomia. Com o propósito de trazer a melhor informação para os membros, de forma adaptada para o melhor entendimento e entretenimento. No Brasil, muitas pessoas são leigas neste assunto (mais levado a sério internacionalmente). Infelizmente o ensino desta matéria é escasso no país e uma minoria acaba aprendendo apenas o básico. Utilizem os tópicos desta série para aprenderem mais, totalmente escritos por mim. Ao final dos capítulos, estarei disponibilizando todas as possíveis fontes para quem se interessar e poder acompanhar melhor este tema tão cobiçado.

 

 

Sem mais, vamos nessa !

 

 

18gqro.png

sun-8-xxl.png

NASCIMENTO DO SISTEMA SOLAR

 

Tudo começou há mais ou menos 4,6 Bilhões de anos atrás, quando esta região era apenas poeira densa e infinitamente quente, chamamos de Nebulosa. Uma nuvem de gás composta de matéria interestelar com milhões de km de extensão, são consideradas os berçários de estrelas. Aqui alguns exemplos:

 

320?cb=20141003235507 225527287004202.png?r240x240

logo.png

São realmente muito bonitas e nossa galáxia está repleta dessas nuvens, elas surgem de explosões estelares que será abordado mais para frente. De volta as origens, nossa Nebulosa, chamada de Protosolar, estava em rotação lenta. A gravidade tem um poder enorme sobre os corpos celestes, ela é capaz de comprimir as matérias. Protosolar foi comprimida aumentando sua rotação no centro formando um disco.

 

maxresdefault-2-616x347.jpg

sOQ5Kn0.gif

 

 

Em seu centro, a pressão era tão grande que gases eram expelidos. Enquanto a força da gravidade tentava concentrar todo material do centro, a enorme pressão tentava expelir aquela enorme quantidade de energia. Essa batalha entre duas forças opostas é chamada de Fusão Nuclear. Quando Protosolar obteve o equilíbrio entre essas forças, surge algo que todos nós conhecemos e que sem, não existiríamos. O nascimento de nosso Astro Rei, o Sol. Uma nova Estrela incendeia, liberando uma energia equivalente à milhares de bombas atômicas por segundo, não explodindo devido ao controle exato de forças opostas, que só é possível devido ao tamanho do próprio, por isto as estrelas são enormes.

d76ef31bb26823dad8479c41c46bff6ea470750d.jpg

solarsysform.gif

Enquanto no centro da Nebulosa de Protosolar nasce uma nova estrela, as extremidades esfriam-se e formam pequenos detritos de gelo e outros materiais. Nascem aí, os asteroides. Sim, viemos da poeira de uma nebulosa que anteriormente era uma estrela que explodiu muito antes no tempo.

 

http://gph.is/153ZWlI

 

7cd13bab9d2bf8c78f2f40a41eadbd13.jpg

 

 

Novamente a força da gravidade age, unindo estes pequenos detritos até que formem gigantescas rochas vagantes chamadas de planetas. A primeira zona do sistema solar, mais ou menos até onde fica Marte hoje, formaram-se planetas rochosos. Após marte, planetas gasosos (através da compressão do restante dos gases do enorme disco de protosolar).

Nos primórdios não haviam só os 8 mundos que conhecemos, existiam centenas de planetas. Transformando nosso sistema solar primitivo em um verdadeiro campo de batalha, num pimball cósmico, os mundos se chocam, planetas enormes VS planetas menores.

 

two_world_collide.jpg

 

55cnce_animated_frameskip.gif

Este embate durou alguns milhares de anos até que as coisas se estabilizassem, as primeiras órbitas ao redor do Sol eram totalmente desordenadas (Não elíptica), e isto gerou muitos impactos entre mundos e até mesmo planetas foram engolidos pelo nosso próprio sol. Acredita-se que o planeta Urano e Netuno foram formados perto do Sol e depois foram arremessados para as fronteiras do sistema e por isso suas órbitas são contrárias. (Deu pra imaginar a violência nos primórdios né? rsrs )

 

Nossa recém nascida Terra, não escapou, também foi chocada contra um outro planeta chamado de Theia, que estava em mesma órbita e em rota de colisão.

 

0000000000.gif

 

 

Após o choque, a extrema energia gerada criou o núcleo de nosso planeta da forma como o conhecemos, chegando aos 6 milhões de graus em seu interior, mais quente que a superfície do Sol. Os detritos foram arremessados formando um disco, parecido com o que vemos em Saturno. A gravidade novamente age e une esses destroços formando nosso satélite natural, nasce aí a Lua.

 

birthofthemoon.jpg

 

Após mais alguns milhares de anos de intensa batalha entre mundos, saem os vencedores. E finalmente as órbitas se estabilizam. São eles, Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, Plutão e centenas de outros mundos pequenos congelados na fronteira do sistema solar. Cada planeta com seus satélites naturais (Luas) que foram formados como restos dos grandes impactos.

 

 

is_mercure-nasa.jpg

Mercúrio.

Olhe para este mundo, isto é o que acontece quando se chega perto demais de nossa Estrela. Extremamente quente, ao mesmo tempo, congelado também ! Isto por que, sua rotação própria demora 3 órbitas ao redor do sol, que levam 86,000 dias terrestres. Temperaturas variam entre 169 graus positivos e 163/179 negativos na parte contrária ao sol ( que vemos na foto ).

 

 

venus.jpg

Vênus.

Apelidado de Deusa do Amor, por seu olhar hipnótico vista aqui da Terra, de perto, tão pouco se parece com algo relacionado ao "amor". Este planeta é o inferno, em constante atividade vulcânica. Vênus pode ser visto a olho nu por qualquer pessoa, no pôr-do-sol, com sorte, verá uma luz brilhando intensamente e mais forte que todas as outras, é provavelmente vênus que você estará vendo (em direção ao sol). O mesmo ocorre ao amanhecer, antes do sol aparecer, vênus provavelmente te dará bom dia no leste, em direção aos primeiros feixes de luz da estrela na manhã. Sumindo logo em seguida após a luz intensa do sol bloquear nossa visão.

280px-Mars_Valles_Marineris_EDIT.jpg

Marte

O planeta "vermelho", nossos fascínios por alienígenas começam neste mundo. Autor de diversos filmes e contos marcianos e agora parte de uma futura missão. Marte está cronometrado para ser visitado em meados de 2030 pelos humanos.

 

 

 

jupiter-earth-320.jpg

Júpiter

O monstro, maior e mais pesado planeta de nosso sistema. Ele age como um escudo para nós, situado após o cinturão de asteroides, sua tremenda gravidade atraí asteroides para sua superfície impedindo que centenas de rochas vagantes acabem por acertar a Terra. Com uma tempestade ativa até hoje e maior que nosso próprio planeta, suporta rajadas de ventos há 500km/h a todo instante. Formado inteiramente por gás denso, se uma pessoa pulasse em júpiter nunca encontraria uma superfície para pisar.

 

 

 

planeta-saturno-aneis.jpg

Saturno

O mais bonito do sistema, com seus anéis de pequenos detritos de gelo, apesar de gigante e bonito, leve, muito leve, se fosse colocado no mar, flutuaria como um algodão.

 

 

 

180px-Uranus_clouds.jpg

Urâno

Esquisito, sim! Ele é "Deitado" assim mesmo e sua rotação é totalmente diferente da nossa jovem Terra. Devido aos estragos dos choques com outros mundos. Um mundo congelado.

 

 

 

netunoistock.jpg

Netuno

O mais distante do sol, portanto, frio, ventos aos 1.000km/h, tempestades contínuas e provavelmente outro defensor do sistema solar. Ao aproximar dos limites do sistema, há outro cinturão de asteroides, netuno bloqueou centenas de milhares de detritos que poderiam entrar no sistema solar interno e vive numa órbita diferente de todo restante dos planetas, oscilando e quase se chocando com Urâno, talvez num futuro, ambos planetas acabarão se chocando devido a esta "falha" de órbitas.

 

 

280px-Nh-pluto-in-true-color_2x_JPEG.jpg

Plutão

Até o século passado foi considerado um planeta, porém os novos estudos indicam que este pequenino mundo seja apenas uma miniatura, pois existem centenas destes ainda nos limites de nosso sistema.

 

 

 

32e0b1_0418f1e2a1054bf0a2c7b3abe45ed85f~mv2.jpg

Limite do Sistema Solar

E finalmente chegamos ao limite, cada pontinho deste é um asteroide ou mundo pequeno como Plutão. Este é o poder de nosso Sol, em manter órbita de todos estes corpos celestes com sua força atrativa. Há mais para ver, além deste ponto podemos enxergar a famosa Nuvem de Oort

 

 

R4Yx4bHC_400x400.jpeg

 

Além de nosso sistema solar, podemos observa-lo como um todo. Este ponto foi visto pela primeira sonda enviada pelo homem, chamada de Voyager 1. Que carrega uma mensagem da terra para qualquer vida inteligente que possa encontrá-la. A Voyager está agora no espaço-interestelar, entre sistemas solares.

 

welcome-interstellar-space-640x360.jpg

 

giphy.gif

 

 

 

18gqro.png

Curiosidades.

 

Ventos solares

Nosso Sol, apesar de nos ter concebido a vida. É também mortal e uma de suas forças destrutivas são os ventos solares que partem das explosões coronárias.

spaceweather670.jpg

 

Quando fortes ondas destes ventos nos atingem, são capazes de desligar várias redes de energia elétrica, pane em aeronaves, celulares sem sinal e também o vislumbre das auroras boreais nos polos da Terra. Polo Norte e Sul. A terra possui a magnetosfera que nos protege destes ventos e os distribuem para os polos.

aurora-boreal.jpg

 

Cometas

Os cometas são nada mais que asteroides congelados que fazem órbitas elípticas excêntricas ao redor da estrela, quando se aproximam da estrela, são evaporados criando os gêisers (nascentes) formando aquela linda cauda que vemos em belas imagens.

chuva-de-meteoros.jpg

 

PIA19687.jpg

 

 

 

Bom, é isso galerinha, espero que tenham aprendido um pouco sobre nosso sistema solar, sintam-se a vontade para comentar e até nossa próxima odisseia !

 

 

Enjoy it.

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O universo é realmente uma coisa incrível, cara parabéns por ter trago esse conteúdo para o fórum. Eu sou amante de astronomia mesmo nunca tendo estudado muito é algo que me fascina.

E eu nem sabia que Júpiter era formado por gases wut hahaha

 

Espero que você consiga continuar trazendo esse tipo de conteúdo para nós, espero pela continuação!

UoPoqwm.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Top Bom trabalho

 

Agradeço o elogio, desfrute do conhecimento quando quiser!

 

 

O universo é realmente uma coisa incrível, cara parabéns por ter trago esse conteúdo para o fórum. Eu sou amante de astronomia mesmo nunca tendo estudado muito é algo que me fascina.

E eu nem sabia que Júpiter era formado por gases wut hahaha

 

Espero que você consiga continuar trazendo esse tipo de conteúdo para nós, espero pela continuação!

 

Agradeço, Estarossa, e é exatamente essa expressão que me motiva a continuar, há muitas pessoas que não sabem mas sentem a vontade de aprenderem, então, por que não dividir este conhecimento? rsrs.

 

Estarei colhendo todas as fontes ao longo da década que aprendi toda astronomia atual e agora entrando na parte quântica, direcionando pra vocês de forma bem simples pra não ficar complexo o entendimento pois é muita física e detalhes mínimos que são explicados porém não precisam ser transcritos pra vocês senão os tópicos acabam ficando entediantes.

 

O próximo capítulo em breve vem aí xD, estou pensando em nomea-lo de, "O espaço Interestelar". Já soltando alguns spoilers, documentarei outros sistemas solares sinistros, e as loucuras da nossa galaxia.

 

Abraços.

~~

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.