Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Friedrich Nietzsche


DieGabe
 Compartilhar

Posts Recomendados

Olá, neste tópico irei falar sobre o filósofo Friedrich Nietzsche

E talvez isso seja uma viajem bem louca para você kk

(também vou falar um pouco sobre física)

 

R7UmvM1.png

 

Bom, sei que disse que ia falar sobre Nietzsche,

Mas tenho que citar um pouco a física moderna.

A física moderna tem sido um assunto muito presente na cultura pop atualmente,

Com obras de "2001: A Space Odyssey" (Stanley Kubrick) à "Interstellar" (Christopher Nolan).

E o motivo disso acontecer é que alguns assuntos,

Como a mecânica quântica diferem tanto com a nossa visão de mundo determinista

Que chega a ser difícil de acreditar.

A reflexão filosófica que ela trás é muito complexa,

E creio que até mesmo muitos dos grandes filósofos da história da humanidade

Não foram capazes de prever algo assim.

Bom... É ai que entra Nietzsche...

 

Ov3Ma5V.png

 

Friedrich Nietzsche é um filósofo alemão nascido em 1844

Conhecido principalmente por criticar assuntos como a religião e a moral.

É dele a famosa frase "Deus está morto."

Que é discutida até hoje e já foi citada por muitos artistas.

Essa visão de Nietzsche da figura do Deus cristão

Reflete no fato dele ser um dos grandes representantes do niilismo,

Que é uma corrente filosófica que afirma a ausência de um propósito ou sentido inerente à existência.

O niilista tem uma visão cética sobre a realidade

E põe à discussão os valores tradicionais e convicções,

Segundo ele a pessoa que se desconstruisse de toda a moral falsa de uma sociedade

Seria livre para fazer qualquer coisa.

Um bom exemplo é a cultura machista, que à séculos é difundida como verdade cultural

E já virou uma coisa muito difícil de desconstruir.

 

a9xNuqN.png

 

Mas o conceito de Nietzsche que mais me chama atenção é o perspectivismo,

Esse conceito diz que toda a percepção da realidade acontece através de uma perspectiva,

No nosso caso, uma perspectiva humana,

E de que seria absurdo afirmar que alguma coisa existe e tem um sentido por si só

Antes da experiência de alguém observar e dar a ela esse sentido.

O que ele quer dizer com isso é que o que a gente acha que é realidade

É só uma perspectiva humana do real.

 

 

Eu sei que isso parece uma viagem, então vou dar um exemplo:

Caso exista uma consciência que perceba a natureza diferente do ser humano,

Como poder sentir o tempo ao contrário,

Ou poder interagir com o tempo da forma que o ser humano interage com as três dimensões

Como acontece em Interstellar,

Essa consciência enxergaria um mundo totalmente diferente.

Então, o processo de criação de uma realidade depende do indivíduo que observa ela

E assim, ela acaba sendo totalmente interpretativa.

5027fd7f78056a738171cac324137d50.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nietzsche foi um louco que se suicidou, um psicopata degenerado que entregou uma filosofia perniciosa para a já cambaleante civilização ocidental. Além de ter passado toda sua vida plagiando e deturpando Schopenhauer... Ninguém precisa dessa filosofia.

‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎

ddm45pu-9d57952b-f20c-4869-bacc-5fa6dd59
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nietzsche foi um louco que se suicidou, um psicopata degenerado que entregou uma filosofia perniciosa para a já cambaleante civilização ocidental. Além de ter passado toda sua vida plagiando e deturpando Schopenhauer... Ninguém precisa dessa filosofia.

 

Bom, eu entendo você pensar assim, por muitos Nietzsche, e principalmente essa ideia, é visto como pessimista.

Mas enfim, eu não penso assim.

O perspectivismo tem um lado científico, que seria o caso do "observador",

Mas não cheguei a falar sobre isso no tópico (fiz de noite, tava com preguiça, depois faço outro tópico pra isso)

Não criei esse tópico com a ideia de fazer alguém sentir que sua realidade é uma mentira,

Criei para despertar uma reflexão,

Pois no momento que percebemos e aceitamos que somos só um pequeno grão de pó (com grandes questões pessoais) perante ao universo,

É um momento em que passamos a ver o mundo, e nossas vidas, de uma maneira diferente...

 

Porém ninguém é obrigado a adotar filosofia nenhuma kk

Só quis falar sobre com vocês ^^

Mas tentem não encarar de modo pessimista.

5027fd7f78056a738171cac324137d50.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu entendo você pensar assim, por muitos Nietzsche, e principalmente essa ideia, é visto como pessimista.

Mas enfim, eu não penso assim.

O perspectivismo tem um lado científico, que seria o caso do "observador",

Mas não cheguei a falar sobre isso no tópico (fiz de noite, tava com preguiça, depois faço outro tópico pra isso)

Não criei esse tópico com a ideia de fazer alguém sentir que sua realidade é uma mentira,

Criei para despertar uma reflexão,

Pois no momento que percebemos e aceitamos que somos só um pequeno grão de pó (com grandes questões pessoais) perante ao universo,

É um momento em que passamos a ver o mundo, e nossas vidas, de uma maneira diferente...

 

Porém ninguém é obrigado a adotar filosofia nenhuma kk

Só quis falar sobre com vocês ^^

Mas tentem não encarar de modo pessimista.

De boa man

‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎

ddm45pu-9d57952b-f20c-4869-bacc-5fa6dd59
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha visto esse tópico mas não tava com muito ânimo pra falar sobre, ainda não melhorei muito mas acho errado ficarem julgando-o tanto, note que a realidade dele de longe era semelhante a nossa, ele fundamentou seus princípios e compartilhou ideologias, embora vocês falem tanto mal dele, pensem o quão dificil é alguém ser reconhecido por algo, inegável dizer que não foi um grande pensador com tanta fama a seu respeito, talvez estejam exaltados pela tendência que está surgindo de falar sobre antigos filósofos e como as pessoas querem parecer mais cultas e coisas do tipo, mas por favor, mantenham respeito diante de uma figura histórica e encarem isto a sério, se vocês se sentem tão superiores a ele a ponto de ficarem menosprezando o trabalho dele, por quê não tentam fazer algo superior para me provar que foi algo simples? Tem muita gente que não recebe o reconhecimento devido, ser reconhecido em meio a bilhões de pessoas á ponto de virar alguém importante para ser estudado em escolas e ter sua idéia desenvolvida em tempos posteriores, é um feito enorme perante o mundo atual...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, ótimo tópico, gosto muito de filosofia, você poderia fazer um tópico citando René descartes e sua famosa frase ''Penso, logo existo''

 

Que bom que gostou cara.

Eu tava estudando pra prestar concurso, e a prova foi ontem (acho que infelizmente não fui muito bem),

Então agora eu volto a fazer alguns tópicos e ser mais ativo no fórum ^^

E quem sabe eu fale sobre Descartes, slá, aquela cara de bunda mole dele chama tanta atenção quanto o bigode do Nietzsche. kk

Abraçs!

5027fd7f78056a738171cac324137d50.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.