Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Guia - Dota 2


Abstain
 Compartilhar

Posts Recomendados

  • Velha Guarda

DOTA 2

Guia Básico/Avançado

 

 

ÍNDICE

• O Básico

• Tutorial e Bots

• Os Controles

• Mapa e Objetivos

• Grana e Itens

• Heróis e seus papeis no time

• Glossário

• Movo Avançado

• Comunicação e Trabalho em equipe

• Map Awarenses e Wards

• Versatilidade e Equilíbrio

• Mobilidade

• Sobrevivência

• Roshan

• E Agora?

• Trailer

• Crédtios

O BÁSICO

 

Se League of Legends se inspira em Dota, o mod original para Warcraft III que iniciou a febre MOBA, Dota 2 é uma continuação direta do jogo. Os heróis, itens e mapas são os mesmos, aqui e no original. A visão isométrica e a chuva de cliques também são características passadas de pai Blizzard para filho Valve. Mas, mais importante, ambos os jogos exigem paciência, sangue frio e a capacidade de trabalhar em equipe. Em Dota, a frustração é parte essencial do processo de aprendizado, então tente não desistir logo no primeiro tapa.

Se você já jogou League of Legends, conhece o conceito básico de Dota 2. Ambos te colocam em times de cinco jogadores cada, cujo objetivo é destruir a base adversária. Cada pessoa controla um herói com habilidades especiais, que podem ser usadas para matar inimigos, escapar de situações adversas, ajudar seus companheiros de batalha ou destruir os recursos do time adversário – sejam esses torres de defesa poderosas ou pequenos “creeps”, monstrinhos fracos que são conjurados esporadicamente para avançar contra as defesas do oponente.

Pode parecer complicado, e é mesmo. Pior do que isso: Dota 2 ainda está, tecnicamente, em beta. O que você vai ler aqui não se baseia na versão final do MOBA, então as coisas ainda podem mudar bastante. O jeito é começar aos poucos, pelos conceitos mais básicos do jogo. Vamos lá?

TUTORIAL E BOTS

Antes de tentar se aventurar em partidas online de verdade, você deve fazer o tutorial básico de Dota 2. Para isso, basta clicar no botão Quests na aba Play do menu inicial. Um mapa aparecerá, te oferecendo uma missão com Davion, o Dragon Knight. Ele é um herói básico e simples, e sua quest vai te ensinar boa parte dos conceitos básicos nos quais vamos nos aprofundar aqui neste guia. Jogue-a quantas vezes for necessário para afiar suas habilidades.

Depois de treinar com Davion, você pode achar que está pronto para duelos com pessoas de verdade na internet, mas eu recomendo que você passe um tempo treinando com bots antes. Bots são robozinhos que jogam com e contra você, e não se importam nem um pouco de você fazer besteira ou mandar mal. Eles não te julgam, não reclamam e não te mandam fazer coisas que você ainda não sabe como fazer. Eles não se importam de você pegar um herói incompatível com a estratégia do time e, melhor do que tudo, não vão te xingar em russo.

É um ambiente livre de pressão para você treinar e aperfeiçoar suas habilidades. Para jogar com os robôs, basta clicar no botão Practice with Bots na aba Play do menu inicial. Eles têm 5 padrões de dificuldade, mas eu recomendo que você não jogue abaixo do médio (medium). Os bots mais fáceis são burros demais, e podem fazer você criar vícios nocivos que vão te frustrar bastante quando resolver finalmente tentar jogar online.

OS CONTROLES

A primeira coisa que precisamos aprender é como controlar um herói de maneira eficiente. Ao começar uma partida de Dota 2, você vai notar que o método de controle é muito semelhante ao de um jogo de estratégia em tempo real, em que você clica e usa atalhos do teclado para emitir comandos às suas unidades. A diferença, nesse caso, é que você controla apenas seu herói – e um eventual clone ou monstrinho conjurado por esse herói.

Com o botão direito do mouse você emite comandos de movimento e de ataque. Com o esquerdo, aponta os alvos para suas habilidades especiais ou seleciona unidades secundárias. Pode parecer confuso, mas com algum treino isso se torna bastante intuitivo. Direito anda, direito ataca. Esquerdo usa poderzinho, esquerdo seleciona. Simples assim.

Agora, coloque seus dedos em cima das teclas Q, W, E e R do teclado e não tire eles de lá por nada nesse mundo (nem para esmurrar o monitor). Esses são os atalhos para cada uma de suas habilidades especiais. Q, W e E são seus poderes básicos, nos quais você pode alocar pontos conforme sobe de level com seu herói (a gente chega lá). O R é seu Ultimate, uma habilidade super poderosa na qual você só pode alocar pontos nos níveis 6, 11 e 16.

Com os números 1 a 6 de seu teclado, você pode usar itens que tenham funções ativáveis ou consumíveis. Se você tiver uma poção de vida, por exemplo, na primeira caixinha do seu inventário, e apertar o número 1, poderá selecionar quem vai curar clicando com o botão esquerdo. Se você apertar o botão 1 duas vezes seguidas, vai curar a si próprio. O botão direito cancela a ação de curar, assim como cancelaria o uso de um poder caso você desistisse dele antes de selecionar um alvo.

Apertando F1, você sempre vai selecionar seu herói. Apertando C, você seleciona todas as outras unidades sob seu comando. Apertando o F2, você seleciona o Courier, sua mula de transporte. Nós vamos falar mais desse bichinho em breve.

Esses são apenas alguns dos atalhos de teclado que você pode e deve usar em Dota 2. Durante as batalhas, uma forma fácil de morrer rapidamente é parar para lembrar qual botão você precisa apertar para selecionar seu herói ou usar determinado poder. Então é muito importante que você decore as teclas e treine para minimizar a quantidade de ações com o mouse. É um inferno no começo, mas sua memória muscular dá conta do recado depois de algumas dezenas de horas de treino.

MAPA E OBJETIVOS

 

 

O objetivo do jogo, como já dissemos, é destruir a base adversária. Mais especificamente, o Ancient dela. O Ancient é a construção que fica exatamente no meio da sua base, protegida por duas torres. Se ela ruir, você perdeu. Destruir a base inimiga, no entanto, não é fácil. Você precisa lidar com uma série de dificuldades como os creeps, as torres e heróis inimigos, que vão estar sempre no seu caminho. A única maneira garantida de vencer é acumular dinheiro para comprar itens poderosos, subir de nível para melhorar suas habilidades e impedir que os oponentes façam o mesmo em menos tempo.

Você começa o jogo dentro de sua fonte, um lugar seguro onde podemos comprar itens e regenerar nossa vida e mana. Com as 600 peças de ouro iniciais, dá para comprar alguns suprimentos inciais (como poções de regeneração) antes de partir para sua “lane”. Geralmente, uma dupla de heróis fica em cada uma das lanes laterais enquanto o herói restante vai se virar na do meio. A vantagem para quem vai no meio é não ter que dividir a experiência arrecadada com outro herói, fazendo você subir de nível mais rapidamente.

Cada uma dessas estradas está protegida por duas torres que soltam bolas de fogo em quem ousar se aproximar. A base inimiga tem uma entrada em cada estrada, e elas também estão protegidas por torres. De 30 em 30 segundos, uma onda de creeps vai surgir na sua base e avançar por cada uma dessas três estradas. Eles irão seguir adiante até encontrarem um herói, outros creeps ou uma torre inimiga, e então partem para o ataque. Um dos objetivos de Dota 2 é reduzir o número de creeps do time adversário, para que os seu próprios monstrinhos possam avançar e destruir as torres inimigas.

Haja o que houver, não avance além do rio antes que a corneta toque, anunciando o inicio da batalha. Espere a primeira onda de creeps passar por você e evite andar na frente deles. Assim, você evita levar dano à toa no incio do jogo.

Preste atenção no mini-mapa. Ali você vê os seus colegas de time, suas torres, seus creeps e também tudo o que está “na visão” desses elementos. Se um inimigo se aproximar de um companheiro seu, você poderá ver isso no mapa. Se um creep inimigo se aproximar de sua torre, também. Pense no mapa como uma maneira de expandir seu campo de visão. Isso se chama Map Awareness, ou “consciência de mapa”, e é um dos conceitos mais importantes de Dota 2. Você precisa SEMPRE estar de olho no mapa para saber o que está acontecendo ao seu redor e evitar cair numa emboscada.

Agora, o importante é ser paciente e cuidadoso. Se estiver em uma das estradas laterais, ajude seu colega de time como puder. Na estrada do meio, segure as pontas. Vá comprando itens, matando creeps adversários e atacando as torres quando possível – mas fique SEMPRE atrás dos creeps.

Quando sentir-se confiante e achar que está pronto, combine com seus colegas a melhor forma de atacar um herói inimigo, sempre lembrando que os adversários vão estar planejando o mesmo contra vocês. Não é preciso partir para o pau o tempo todo: basta estar próximo a uma briga de creeps para ganhar XP. Lembre-se também que morrer ajuda o time inimigo e atrapalha todos os seus colegas – a quantidade de experiência e ouro ganha na morte de um Herói é bem grande, e você sempre tem que esperar um pouco no banco antes de voltar. Seja paciente, seja cuidadoso, e seja covarde, quando for preciso.

GRANA E ITENS

 

 

Subir de nível ajuda o seu herói, mas o que faz diferença de verdade nas batalhas são os itens vendidos nas lojinhas espalhadas por todo o mapa. Eles custam caro, mas podem salvar sua vida e destruir a alegria dos inimigos. É de extrema importância aprender o que cada um desses itens faz, e quais deles são essenciais para o personagem que você está usando. Não há como explicar um por um, mas a maioria dos guias de personagens de Dota 2 oferece um resumo sobre quais itens você deveria comprar e porquê.

Mas, antes de comprar itens, você precisa ficar rico. Há várias formas de se ganhar dinheiro em Dota 2, e várias formas de perder todas suas economias também. Você ganha ouro em um ritmo constante ao longo do jogo, mas matar heróis, ajudar seus colegas a matar heróis, destruir torres e dar o golpe de misericórdia em um creep adversário oferecem bônus de ouro essenciais para garantir o sucesso do seu time.

Geralmente, o time vencedor em uma partida de Dota é o mais rico. É quase como na vida real. E para você acumular ouro rápido, precisa se familiarizar com o conceito de last hit, ou último golpe. Dar o golpe final em um creep adversário garante um pequeno bônus de ouro para seu herói, então a manha é esperar até o último segundo antes de dar o comando de atacar. Clique nele quando ele estiver com pouca vida, para acertar o golpe de misericórdia.

É difícil se acostumar com esse ritmo, já que cada herói tem um timing de last hit muito único. Com alguns, como Spirit Breaker, Sniper e Medusa, é bem fácil fazer isso. Com outros, como Treant Protector, Broodmother e Tiny, é uma dor de cabeça constante. Ah, e se você estiver em uma das estradas laterais, evite ser ganancioso. Divida os last hits com seu colega de lane. Ele pode precisar mais do que você.

Para comprar itens você pode acessar a lojinha que fica dentro de sua fonte, e isso pode ser feito de qualquer lugar do mapa. Clique em Shop, no canto inferior direito da tela, escolha o item que você quiser e clique com o botão direito nele. Suas compras vão automaticamente para um baú, e você pode transportá-las para você através do seu Courier. Aquela mulinha de mochila que fica na sua base. caso alguém do seu time tenha comprado uma.

O funcionamento do Courier é simples: você clica no botão com uma mochila, uma seta e um bonequinho palito, no canto inferior direito da sua tela. Isso fará o Courier pegar os itens no seu baú e levá-los até você. Mas atenção: os oponentes podem matar sua mula se você não tomar cuidado.

Ao contrário de League of Legends, Dota 2 não oferece uma maneira simples de jogador voltar à base com um teletransporte. Então, aprender a usar o Courier é essencial para não perder tempo indo e voltando até sua fonte. Tempo perdido, lembre-se sempre, é dinheiro e experiência jogados no lixo.

Mas nem todos os itens podem ser comprados na loja da sua base. Alguns equipamentos mais poderosos, como o Ring of Health e a Demon Edge, só podem ser encontrados nos Secret Shops, lojinhas escondidas no meio do mato entre as estradas. Existe uma do lado Dire do mapa e uma do lado Radiant. Os itens que só podem ser comprados lá são identificados por um S em vermelho, no canto inferior esquerdo de seu ícone.

HERÓIS E SEUS PAPÉIS NO TIME

Dota 2 tem mais de 100 heróis, e seria impossível descrever cada um deles com detalhes. Mas todos todos caem em certas categorias de função no time, e essas nós podemos listar:

Carry - O Carry é um herói que começa fraco e depende de experiência e equipamentos para fazer alguma diferença no jogo. Se for protegido pelos seus colegas e conseguir a XP e os itens necessários, um Carry pode até mesmo virar a partida. Muitos heróis podem ou não assumir a função de Carry no jogo, mas podem também seguir builds alternativas caso a missão de carregar o time esteja nas mãos de outro herói. Esses são os semi-carrys. Caso o herói não tenha nenhuma outra função além de carrear, ele é chamado de Carry ou Hard Carry, dependendo do seu nível de dependência de itens e equipamentos.

Exemplos de Carry: Sniper, Dragon Knight e Outworld Devourer.

Jungler - um herói que se dá bem na “selva”, espaço entre as estradas cheio de creeps neutros. Um jungler treina e ganha dinheiro matando esses neutros, para depois avançar nos heróis inimigos.

Exemplos de Jungler: Lycantrope, Lone Druid e Enigma.

Ganker - Um herói que consegue isolar e eliminar heróis inimigos em emboscadas e ataques surpresas. Ganks são um elemento-chave de qualquer jogo de Dota 2, então ter um ganker sempre oferece uma vantagem estratégica ao time.

Exemplos de Ganker: Bloodseeker, Pudge e Demon Witch.

Nuker - Herói capas de causar muito dano com suas habilidades, seja em área ou individualmente. Nukers geralmente são muito úteis em batalhas que envolvem o time todo.

Exemplos de Nuker: Tiny, Nyx Assassin e Leshrac.

Pusher - Um herói que consegue derrubar torres e empurrar lanes de maneira rápida e eficiente é um pusher. Alguns pushers também são capazes de virar um jogo perdido se forem espertos. Afinal, o objetivo principal é derrubar torres e destruir a base inimiga.

Exemplos de Pusher: Brewmaster, Juggernaut e Keeper of the Light.

Initiator - O iniciador faz exatamente o que o seu nome diz: ele inicia o combate, geralmente com alguma habilidade que causa muito dano ou atrapalha a estratégia do outro time. Assim como o Nuker, o Initiator ajuda muito em batalhas contra times inteiros.

Exemplos de Initiator : Sand King, Faceless Void e Jakiro.

Disabler - O Disabler é um herói com poderes que atordoam, imobilizam ou desabilitam heróis adversários. Um time inteiro pode ser salvo por um Disabler eficiente.

Exemplos de Disabler: Earthshaker, Meepo e Shadow Shaman.

Escape - São heróis com alta mobilidade ou habilidades que facilitam na hora de correr como se não houvesse amanhã. Você não precisa ter vergonha de fugir caso a batalha já esteja perdida – isso só evita que os oponentes ganhem ainda mais dinheiro e experiência.

Exemplos de Escape: Timbersaw, Anti-Mage e Windrunner.

Durable - Os tanques. Eles ficam na linha de frente, aguentando as porradas, e geralmente usam itens para aumentar sua resistência à magia, vida e armadura. Uma das coisas mais irritantes de qualquer partida de Dota 2 é não conseguir matar um maldito inimigo porque ele simplesmente tem mais vida do que você conseguiria reduzir.

Exemplos de Escape: Undying, Ursa e Necrolyte.

Support - Os suportes estão lá para ajudar seus companheiros, seja como for. Na maioria dos casos, Supports têm alguma outra função no time, mas focam em proteger seus colegas e salvá-los de enrascadas. Um bom suporte está sempre mais preocupado com o time como um todo.

Exemplos de Support: Omniknight, Venomancer e Lich.

Lane Support - Heróis capazes de curar, proteger e fortalecer creeps ou proteger torres de maneira eficiente são considerados Lane Supports. Eles não necessariamente puxam as lanes, mas evitam que os inimigos consigam fazer isso de maneira eficiente.

Exemplos de Lane Support: Treant Protector, Vengeful Spirit e Dazzle.

 

GLOSSÁRIO

Assim como qualquer outro multiplayer amplamente jogado, Dota 2 formou uma cultura cheia de maneirismos e gírias. E para manter uma boa comunicação com seu time, é bom ficar ligado no que cada uma dessas expressões significam:

Bot, Lower - O nome dado à estrada, ou lane, do canto direito do mapa

Up, Upper, Top - O nome dado à estrada, ou lane, do canto esquerdo do mapa.

Mid - O nome dado à estrada, ou lane, central do mapa.

Missing, Miss, Faltando - Um dos heróis inimigos saiu da lane em que estava, e sumiu do campo do seu campo de visão e dos seus colegas. Geralmente usado em frases como “top missing” ou “miss mid”, denotando de qual lane o inimigo saiu.

Puxar, push - O ato de avançar com seus creeps e colegas em uma das lanes com o intuito de derrubar torres. Geralmente dado como um comando no estilo “push top” ou “Puxa a mid”.

Galinha - Outro nome para o Courier

Gank - Uma emboscada. Um ataque surpresa do time adversário. Fique de olho no mapa para evitar ser gankado.

Last Hit. Last Hittar - Dar o último golpe em um creep ou torre para ganhar um bônus de ouro e experiência.

Deny, Negar - Dar o último golpe em um creep ou torre do seu próprio time, a fim de negar ao time adversário os bônus de ouro e experiência. Para atacar unidades do seu time, aperte a tecla A e clique nela.

Harass - Atacar um oponente sem a intenção de matá-lo, mas de removê-lo da Lane para previnir que ele ganhe ouro em experiência. O Harass geralmente acontece nas fase inicial do jogo.

Farm - A grana que você ganha dando last hit em creeps, destruindo torres e matando heróis é seu farm. Um herói farmado é aquele que conseguiu muito dinheiro.

Feedar - Morrer para um herói inimigo, dando grana e experiência para o time adversário.

Jungle - nome dado às regiões do mapa que ficam entre as estradas, repletas de creeps neutros.

Roshan - Nome do creep neutro mais poderoso do jogo. Ele se encontra próximo ao rio, no lado Dire do mapa.

FIM DO MÓDULO BÁSICO

Falamos demais e não cavamos sequer um palmo dessa cova funda que é Dota 2. Este é apenas um resumo muito simplificado do que você precisa saber, no mínimo, para sobreviver a uma partida sem querer arremessar seu teclado na parede… ou pelo menos sem querer arremessar seu computador inteiro pela janela.

 

COMUNICAÇÃO E TRABALHO EM EQUIPE

Dota 2 é um jogo de times. Você não está sozinho, mesmo estando sozinho. E como todo jogo de time, qualquer possibilidade de vitória está intimamente relacionada à comunicação e ao esforço conjunto e coordenado de todos os membros da equipe.

O ideal é que você aprenda Dota 2 em um ambiente controlado, com outros amigos com os quais você se sinta confortável para jogar. Com eles, você deve treinar coordenação e comunicação. Avisar quando um inimigo sumir da Lane, por exemplo, é essencial.

Mas combine qual Lane empurrar. Combine ganks. Avise para seus colegas sobre inimigos isolados. Avise quando desconfiar de armadilhas. Não brigue por pequenices e peça desculpas quando der mancada. Sem comunicação constante, vocês vão acabar fazendo burradas desse nível:

Jogando online, é claro, as coisas são mais complicadas. Você vai encontrar gente que não manda muito bem, gente que não fala sua língua, e gente simplesmente desinteressada em ajudar. Não deixe isso destruir a diversão de toda a equipe. Continue fazendo sua parte e mantendo uma boa comunicação com seus colegas. Se um deles for noob, lembre-se de que você também foi um dia, e ajude-o como puder. É legal ser legal, mesmo online.

Uma dica final para você se comunicar melhor: segurando ALT e clicando no cenário com o botão esquerdo do mouse, você manda um sinal de alerta para seus colegas. Use isso para sinalizar qual lane empurrar e qual lane defender, clicando nas torres inimigas ou nas suas. Clique em inimigos para indicar que você vai atacar e na sua base para indicar que vai fugir.

Comunicação entre o time pode não parecer um conceito tão avançado assim, mas é muitas vezes o que determina se você vai vencer ou perder um jogo.

MAP AWARENESS E WARDS

Você vai descobrir rapidamente que, em Dota 2, quem domina o mapa domina o jogo. O mapa é seu aliado mais útil ou seu inimigo mais mortal, dependendo de como você usá-lo. Então vamos garantir que ele caia na primeira categoria sempre que possível.

O conceito de Map Awareness, ou “consciência de mapa”, é um dos mais importantes para se jogar qualquer MOBA. Significa, basicamente, estar sempre consciente do que está acontecendo em toda a arena, sem perder a atenção em onde você está e como pode ajudar seu time. É dificílimo fazer isso quando você está começando a jogar, mas Dota 2 exige um olho no seu herói e um olho naquele mapinha no canto inferior esquerdo da tela.

O primeiro passo é saber quando você está sendo visto pelos inimigos e quando não está. Basicamente, se você está perto de uma torre ou sendo perseguido por creeps ou heróis adversários, você está visível no mini-mapa do time oponente. Em terreno elevado, você ganha mais visão dos seus arredores e, em terreno baixo, tem menos – além de ser mais facilmente visível. Se eles podem te ver, também podem te atacar. Fique sempre atento para se revelar o mínimo possível.

O segundo passo é usar tudo isso que expliquei acima ao seu favor. Você também pode ficar de olho no mapa para identificar os movimentos dos oponentes e preparar emboscadas ou antever um push em alguma das lanes. Avise seu time do que você viu e use essas informações para estar sempre um passo à frente.

Mas só isso não é o bastante para que você e seus amigos tenham controle do mapa. Para garantir isso, você precisa saber o que são e como usar as Wards.

Wards são itens que você compra na loja da sua base e que servem como espiões fixos, invisíveis e temporários para uma área do mapa. Você as coloca em lugares estratégicos e elas vão revelando a movimentação dos inimigos e te dando uma baita vantagem na batalha.

Há dois tipos de Wards. A Observer dura 6 minutos e tem um campo de visão grande. A Sentry, por sua vez, dura apenas 3 minutos e tem um campo de visão pequeno, mas consegue enxergar inimigos invisíveis – o que pode fazer toda a diferença.

Wards não custam caro, e é trabalho do suporte do time comprá-las e colocá-las logo no começo do jogo, antes de a partida começar. No início, os pontos iniciais que devem receber Wars são as duas pedras com desenhos de olho às margens do rio. Com o tempo, você vai aprender outros pontos interessantes para wardar, como a jungle do time adversário e o Secret Shop, por exemplo.

E lembre-se sempre: se seu time tem Wards, o outro também deve ter. Evite andar por lugares onde você suspeita haver um desses espiões inimigos. Às vezes é melhor fazer um caminho mais longo no mapa do que arriscar um gank.

VERSATILIDADE E EQUILÍBRIO

Um time composto de 5 Carrys provavelmente não vai durar muito tempo contra uma equipe mais equilibrada. Um outro, com 5 Supports, provavelmente não vai conseguir segurar um Carry adversário no fim do jogo. Dota 2 exige times equilibrados e versáteis, capazes de se adaptarem à qualquer situação.

Nos campeonatos de Dota 2, o pick – ato de escolher os heróis do seu time – costuma demorar tanto quanto a própria partida, e isso é totalmente compreensível, porque cada herói tem alguns adversários que não consegue encarar. O Lifestealer é o terror dos Tanks, o Silencer acaba com a festa dos Nukers e um bom Night Stalker vai causar pânico mesmo no mais pesado dos Carrys.

O que eu quero dizer aqui é que você precisa aprender a equilibrar seu time, e para isso você precisa a aprender a jogar com vários heróis. Escolher favoritos é uma coisa, mas treinar apenas com eles e se recusar a jogar com qualquer outro, outra. Aprenda a ceder na hora de escolher seu time e entenda que um Lane Support é tão importante quanto um Carry, mesmo que mate muito, muito menos.

Uma boa maneira de treinar com vários heróis é simplesmente randomizar sua escolha na tela de seleção de personagem e tentar a sorte. Faça isso jogando contra bots, é claro, para não irritar a galera do online. Você pode se surpreender e descobrir estilos de jogo que nunca imaginava existirem dessa maneira. É divertido, confie em mim.

MOBILIDADE

 

 

Ganks coordenados são, na maioria das vezes, a melhor forma de se matar um oponente. E ganks coordenados levam à torres caindo, o que reduz o controle de mapa dos adversários e facilita a vida de todo o seu time.

Mas, para fazer um bom gank, você precisa saber se aproveitar do espaço do mapa e aprender a se locomover por ele com eficiência. Me responda: qual é o caminho mais curto entre a Lane inferior e a Lane superior? A resposta correta é “usar um Town Portal para se teleportar até lá”. Se você respondeu “pelo rio”, vai ter que começar a repensar seus conceitos.

Eu já disse que carregar um TP, aquele pergaminho que te teleporta para base ou para qualquer uma de suas torres, é fundamental. Com ele, você pode estar em vários lugares ao mesmo tempo e nunca perde a ação. Se você está na bot mas quer gankar a top, andar todo o caminho vai te deixar vulnerável, atrasar seu farm e, provavelmente, quando chegar lá, já vai ter deixado seu time na mão.

SOBREVIVÊNCIA

Repita comigo: Não morrer é mais importante do que matar. Mais uma vez, vai. NÃO MORRER É MAIS IMPORTANTE DO QUE MATAR.

Repita isso na sua mente quantas vezes for necessário. Transforme isso no seu lema, no seu bordão. Este é o conceito mais difícil e incômodo de se engolir em qualquer MOBA. Não vale a pena arriscar sua vida, seu farm e dezenas de segundos de inatividade por 200 de ouro. Isso você consegue em 4 ou 5 last hits. Isso você consegue destruindo uma torre.

Um time que não morre se dá muito melhor do que um time que foca todas as suas forças em matar inimigos, até porque matar não é o objetivo do jogo. Você está na batalha para derrubar torres e destruir uma base, não para ser o primeiro no placar. E, francamente, você só vai ser o primeiro no placar se lembrar qual é a sua missão.

Aprenda a fugir. Aprenda a não arriscar seu pescoço. Aprenda a deixar seus inimigos sempre aflitos. Aprenda a se aproveitar do erro dos outros. Dota 2 é também um jogo de oportunismo e manipulação. Se você some da sua lane, os inimigos vão ficar preocupados. Se você aparece, poucos segundos depois, na lane contrária para ajudar sua equipe a derrubar uma torre, eles vão começar a te tratar como uma verdadeira ameaça.

Mas se você começar o jogo morrendo, vai se tornar o alvo preferido do time adversário. E você não quer a dor e frustração de ser perseguido pelo resto do jogo porque seus oponentes não te levam à sério.

ROSHAN

À direita da Lane do meio, na margem Dire do rio, há uma alcova escura. Nela reside Roshan, o mais poderoso dos creeps neutros do jogo. Roshan é, além de uma grande oportunidade de farm para todo o seu time, um recurso estratégico nas partidas de Dota 2 que não deve ser ignorado.

Esse monstrão, atém de dar dinheiro e experiência para todos que participarem da matança, também derruba um item extremamente valioso: o Aegis of the Immortal. Ele permite que você reviva no meio da batalha, com HP e mana completos. Isso pode facilmente virar a mesa em uma briga de times, já que é praticamente como ter um herói a mais para batalhar. Deixe que o Carry, o jogador que dá mais dano nos inimigos, pegue o Aegis. Ele vai fazer o melhor uso do item.

Para conseguir o Aegis, no entanto, você vai precisar sobreviver à uma batalha difícil. Roshan é poderoso o bastante para matar todo o seu time, caso você não esteja preparado para encará-lo, então tenha paciência e acumule bastante farm antes de tentar a sorte. Alguns heróis, como Ursa e Troll Warlord, conseguem dar conta do Roshan sozinhos usando a combinação correta de equipamentos (Skull Basher, Crystalys, Vladmir’s Offering e Hyperstone são alguns deles). Outros, vão precisar da ajuda de alguns companheiros.

Lembre-se também que, enquanto estiver lutando com o Roshan, você está vulnerável à ataques inimigos e suas torres estão desprotegidas. Tente sempre matar o monstro logo depois de eliminar alguns heróis inimigos, para evitar surpresas desagradáveis.

E AGORA?

Agora já pode pegar seu diploma, atirar seu capelo para cima e partir para o abraço. Você tem toda a teoria necessária para jogar Dota 2, e agora só precisa treinar muito para aplicá-la de maneira eficiente.

 

TRAILER

[video=youtube;ti847WLgouQ]http://www.youtube.com/watch?v=ti847WLgouQ

 

CRÉDITOS

Abstain

Dota 2

F2UgKsw.png
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom guia cara, tudo bem explicado e bem formatado, parabens

 

 

 

PS: LoL é melhor, só para deixar minha opinião -.-'

 

Bom guia cara, tudo bem explicado e bem formatado, parabens

 

 

 

PS: LoL é melhor, só para deixar minha opinião -.-'

1tu5KEj.png

"Dahora é rodar a filha dos outros não a sua" BOLT, Power

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano atrás...

LoL não tem chance de concorrer com um jogo que nunca foi esquecido por volta de quase 20 anos...

Não é só Dota 2 . Esse jogo contem uma historia que existe em warcraft e os heros são baseados nisso.

Poucos sabem disto, por que poucos que jogaram ou jogam dota 1 conhecem a sua historia.

Não pode um jogo de 2 anos de origem ou menos , que tem seu fundamento baseado no próprio dota concorrer contra ele.

 

Dota é Dota!

 

'' )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas atrás...
  • 5 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • 2 semanas atrás...
  • 2 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • Grego desfixou este tópico
Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.