Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Por que grandes empresários querem que você seja ancap/libertário?


Kairs
 Compartilhar

Posts Recomendados

Desde 2013 se popularizou a ideia do conceito de libertarianismo.

Basicamente, postulam que tudo que envolve o estado vai mal (errado pois dentre os 30 países com maior IDH do mundo, apenas um não tem ampla atividade estatal em serviços - Suíça).

 

A primeira coisa que você sempre tem que se fazer ao ver um grupo divulgando uma ideologia, é se perguntar o que eles tem a ganhar com isso.

 

O que a CUT tem a ganhar ao te influenciar a defender o imposto sindical?

 

O que os grandes empresários têm a ganhar ao te influenciar para defender o anarcocapitalismo?

 

Aqui eu não entrarei no mérito de toda a teorização do Mises ser pouco relevante na academia por conta de falhas nas premissas.

 

Apenas vamos refletir.

 

Grandes empresários brasileiros apoiam instituições como o Instituto Mises, Millenium, etc.

Alguns desses institutos inclusive bancam canais no Youtube para divulgar as ideias libertárias.

 

Um dos empresários que é parceiro dessa maravilha é o João Dória.

 

Afinal, o que ele faz da vida?

 

Você já ouviu que ele é um grande empresário de sucesso.

 

Obviamente você deve imaginar que ele produz e coloca no mercado muita coisa boa que muita gente tem interesse em comprar.

 

Bom, errado.

 

Basicamente ele vive de lobby.

 

O que é lobby?

 

Lobistas são aqueles caras responsáveis por organizar eventos que reúnem empresários e políticos. Já viu o problema?

 

Esses encontros são fundamentais para o desenvolvimento de conchavos que fecham o mercado e mantém um Estado preso às rédeas de algum grande grupo empresarial.

 

A grande sacada é que ele ficou rico porque OS EMPRESÁRIOS QUEREM SEMPRE MAIS ESTADO.

 

Sem o Estado, aqueles que dominam uma boa fatia do mercado não poderiam manter seu monopólio a partir de acordos e solicitando que aqueles políticos que eles bancaram produzam leis que mantenham seu mercado intocável.

 

Um exemplo é de grandes restaurantes que pressionaram congressistas e vereadores para estipular leis que regulamentassem o comércio de comida em food-trucks.

 

Onde eu quero chegar com isso?

 

Eles sabem que o anarcocapitalismo é utópico. Sim, não tem como haver. As pessoas são desmobilizadas e necessitam do mercado de agora para sobreviver. Não há como fazer boicote a isso.

O máximo que o ancapismo levará é à defesa da privatização que todas estatais possíveis e menos Estado possível (desde que continuem regulamentando as atividades como a Odebrecht e outras gigantes quiserem).

 

Uma sacada ainda maior que a do Doria vem agora: quando o estado vai passar as coisas para a iniciativa privada, eles sempre mandarão as coisas para seus amigos.

 

Imagine que pegaram 1000 reais seu e de mais um monte de gente para construir uma casa. A casa tá lá bonitinha e vocês podem usufruir dela (apesar de haver alguns problemas que podem ser consertados alguma hora).

De uma hora para outra, quem pegou seus 1000 reais e construiu a residência resolve dar para um amigo que não colaborou com nenhum dinheiro para a construção.

 

É basicamente isso que acontece. Aconteceu com a Vale. Repassaram a Vale do Rio Doce para a iniciativa privada e, em dois anos, os lucros foram mais de 10 vezes maior que o valor pago pela venda.

 

E sabe o pior? Essa estatal já possui uma quantidade tão grande do mercado que é IMPOSSÍVEL que qualquer outra possa competir com ela. É impossível porque ela produz tudo numa escala tão grande que o custo para produzir sei lá, 10 kg de paçoca, é 10 menos menor do que o custo para um empreendedor iniciante.

 

Por isso é um perigo apoiar privatizações a torto e a direito. Lembre-se que quem privatiza é o Estado, e nele temos muita gente querendo um dinheiro mole.

Último acesso: 12/04/2014 - 14:32

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, é por isso que grandes empresários como George Soros financia sites brasileiros ancaps/libertários como o mídia ninja e o brasil 247. Explicou tudo.

Muito obrigado.

‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎

ddm45pu-9d57952b-f20c-4869-bacc-5fa6dd59
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu comentário não passa de uma falácia básica.

 

Eu disse que grandes empresários que financiam ancaps não são tão ancaps assim.

 

Já ele pode financiar grupos de esquerda pois se trata de esquerdas reformistas que procuram mais liberdades sociais do que qualquer coisa. Ele não financia grupos de esquerda revolucionários. No caos, dá na mesma. Ambos tipos de empresários querem que o Estado faça algo por eles.

Último acesso: 12/04/2014 - 14:32

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então o problema é: políticos que vão passar coisas públicas para seus "amigos"?

kkkk fera cê é mais ancap que o Hide.

 

Bom, os políticos ou empresários não precisam de um monte de jovens na puberdade gritando " imposto é roubo" para privatizar algo, a Vale mesmo é um exemplo disso. E sobre competir, pode ter certeza que qualquer bilionário iria querer abrir uma empresa por aqui para competir com a Vale, infelizmente eles conhecem o "modo de governo brasileiro", e sabem que qualquer ameaça a uma empresa nacional é quase um crime.

 

É claro que é preciso ficar de olho nas tais "privatizações", porém essas mesmas empresas 'privatizadas' por "amigos de políticos" só se mantém no mercado graças ao Estado - Via BNDES, compra de leis, ppp, lei de incentivo nacional...etc...etc

 

Mesmo eu não sendo libertário, isso fica evidente.

kek!
 
 
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas atrás...
Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.