Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

discussão Privatização da casa da moeda...


Hagaro
 Compartilhar

Posts Recomendados

https://oglobo.globo.com/economia/governo-quer-privatizar-casa-da-moeda-no-quarto-trimestre-de-2018-21739205

 

BRASÍLIA - O governo pretende privatizar a Casa da Moeda no último trimestre do ano que vem. Além disso, estuda fazer concessão das quatro arenas do Parque Olímpico. Nesta quarta-feira, foram anunciados 57 projetos para serem postos à venda ou concedidos ao setor privado, como a Eletrobras, 14 aeroportos e 15 portos.

 

O ministro da Secretaria Geral, Moreira Franco, afirmou que, por conta da queda no uso de papel moeda no país, a Casa da Moeda tende a ter quadro fiscal cada vez pior.

 

— O consumo de moeda do Brasil, segundo dados do Ministério da Fazenda, caiu de mais de 3 bilhões de moedas para 1,2 bilhão de moedas. A saúde financeira da Casa da Moeda está extremamente debilitada, com projeção de se avançar ainda mais, pelo avanço da tecnologia — declarou Moreira.

------------------------------------------

 

 

"Todo aquele que controla o volume de dinheiro de qualquer país é o senhor absoluto de toda a indústria e comércio, e quando percebemos que a totalidade do sistema é facilmente controlada, de uma forma ou de outra, por um punhado de gente poderosa no topo, não precisaremos que nos expliquem como se originam os períodos de inflação e depressão."

― James Garfield

 

"Deixe-me emitir e controlar o dinheiro de uma nação e não me importarei com quem redige as leis."

― Mayer Amschel Rotschild

 

...

Espero que essa notícia seja apenas mais um blefe, pois se for verdade não será nada bom.

‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎

ddm45pu-9d57952b-f20c-4869-bacc-5fa6dd59
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda

''O ministro da Secretaria Geral, Moreira Franco, afirmou que, por conta da queda no uso de papel moeda no país, a Casa da Moeda tende a ter quadro fiscal cada vez pior.''

 

Apoio a privatização da casa da moeda.

 

 

'Lembre-se dessa regra

Guarde-a em seu coração:

Talento tem um limite

Trabalho duro, não."

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

''O ministro da Secretaria Geral, Moreira Franco, afirmou que, por conta da queda no uso de papel moeda no país, a Casa da Moeda tende a ter quadro fiscal cada vez pior.''

 

Apoio a privatização da casa da moeda.

Esse ministro é um idiota, com essa privatização os banqueiros globalistas assumiriam o controle em uma privatização porca, que não não passa de concessão estatal com monopólio. Aí do nada a casa da moeda resolve parar de imprimir notas (alegam algum problema qualquer)... O que o governo fará???

R: Pegar empréstimos com os mesmos banqueiros globalistas que assumiram a casa da moeda e recheados de juros altíssimos, e então vamos voltar aquela época que o governo tinha dividas externas crescentes que provavelmente se tornarão bolas de neves. E aí todos se perguntam, quem pagará a conta?

R: Povo troxa brasileiro, que ficará mais pobre obviamente, mais idiota, mais emotivos como se fossem umas florzinhas e teríamos que ter outro plano Real?

 

Sugestão de vídeo:

 

obs: a privatização da casa da moeda é uma das poucas que não concordo.

‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎

ddm45pu-9d57952b-f20c-4869-bacc-5fa6dd59
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda
Esse ministro é um ******, com essa privatização os banqueiros globalistas assumiriam o controle em uma privatização porca, que não não passa de concessão estatal com monopólio. Aí do nada a casa da moeda resolve parar de imprimir notas (alegam algum problema qualquer)... O que o governo fará???

R: Pegar empréstimos com os mesmos banqueiros globalistas que assumiram a casa da moeda e recheados de juros altíssimos, e então vamos voltar aquela época que o governo tinha dividas externas crescentes que provavelmente se tornarão bolas de neves. E aí todos se perguntam, quem pagará a conta?

R: Povo troxa brasileiro, que ficará mais pobre obviamente, mais ******, mais emotivos como se fossem umas florzinhas e teríamos que ter outro plano Real?

 

Sugestão de vídeo:

 

obs: a privatização da casa da moeda é uma das poucas que não concordo.

Menos teoria da conspiração e mais fatos... http://g1.globo.com/economia/noticia/veja-exemplos-de-paises-com-producao-de-papel-moeda-terceirizada-brasil-vai-privatizar-casa-da-moeda.ghtml

 

 

'Lembre-se dessa regra

Guarde-a em seu coração:

Talento tem um limite

Trabalho duro, não."

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chega a ser ridículo vc afirmar que o que foi dito por mim é uma teoria da conspiração, não subestime a capacidade dos políticos brasileiros que são todos corruptos e venderiam até a própria mãe por uma mala cheia de propina.

E esse link que vc mandou não faz o menor sentido até que vc consiga me explicar a relação desse link com a privatização da casa da moeda ser algo bom para o país. Meus argumentos estão aí e nenhum foi refutado, inclusive duvido muito que vc tenha dedicado o seu inútil tempo a ver o vídeo que postei que explica tudo isso em um desenho animado.

Aliás, se alguém lhe falasse em 2012 que a copa do mundo de 2014 seria feita com privatização porca e monopólio, e que os desvios resultariam em dívidas imensas para o país e crise econômica vc iria dizer que era uma teoria da conspiração? ESTAMOS NO BRASIL. AQUI É TUDO SUJO, FALSO E MENTIROSO. ACORDA!

 

Tem que privatizar tudo mesmo! Só que a casa da moeda é sacanagem, é a MOEDA do país, era pra ficar com o Estado...

Exatamente, se a produção de moeda fica na mão de banqueiros vc vai pagar seus impostos apenas para quitar dívidas com esses agiotas globalistas.

‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎

ddm45pu-9d57952b-f20c-4869-bacc-5fa6dd59
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda
Chega a ser ridículo vc afirmar que o que foi dito por mim é uma teoria da conspiração, não subestime a capacidade dos políticos brasileiros que são todos corruptos e venderiam até a própria mãe por uma mala cheia de propina.

E esse link que vc mandou não faz o menor sentido até que vc consiga me explicar a relação desse link com a privatização da casa da moeda ser algo bom para o país. Meus argumentos estão aí e nenhum foi refutado, inclusive duvido muito que vc tenha dedicado o seu inútil tempo a ver o vídeo que postei que explica tudo isso em um desenho animado.

 

Exatamente, se a produção de moeda fica na mão de banqueiros vc vai pagar seus impostos apenas para quitar dívidas com esses agiotas globalistas.

 

'' o Brasil seguirá modelo de fabricação de papel-moeda já adotado por outros países como Reino Unido, Canadá, Suíça, Nova Zelândia e Chile, onde ao menos parte da produção já é feita por empresas privadas.''

''Uma característica comum pelo mundo, segundo o estudo, é a fabricação de cédulas e de moedas metálicas por empresas ou órgãos distintos. É o contrário do que é feito no Brasil. Aqui tanto a produção de cédulas quanto a de moedas são feitas pela Casa da Moeda.''

 

Agora me diz que o Brasil está melhor economicamente que o Reino Unido, Canadá, Suiça ou NZ? Sinceramente você nem abriu o link hein.

 

E esse argumento (SEM BASE NENHUMA) de que os politicos vão fazer isso e aquilo, parece mimimi de esquerdista arrumando problema que não existe.

 

 

'Lembre-se dessa regra

Guarde-a em seu coração:

Talento tem um limite

Trabalho duro, não."

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

'' o Brasil seguirá modelo de fabricação de papel-moeda já adotado por outros países como Reino Unido, Canadá, Suíça, Nova Zelândia e Chile, onde ao menos parte da produção já é feita por empresas privadas.''

''Uma característica comum pelo mundo, segundo o estudo, é a fabricação de cédulas e de moedas metálicas por empresas ou órgãos distintos. É o contrário do que é feito no Brasil. Aqui tanto a produção de cédulas quanto a de moedas são feitas pela Casa da Moeda.''

 

Agora me diz que o Brasil está melhor economicamente que o Reino Unido, Canadá, Suiça ou NZ? Sinceramente você nem abriu o link hein.

 

E esse argumento (SEM BASE NENHUMA) de que os politicos vão fazer isso e aquilo, parece mimimi de esquerdista arrumando problema que não existe.

 

Abri sim, meu argumento tem base o seu que não tem...

Cara me explica o que uma coisa tem a ver com a outra? Esses países estão bem economicamente por uma série de fatores e não porque a produção da moeda deles é privatizada, nos EUA por exemplo que ainda é a maior potencia do mundo a produção é estatal, na Coreia do Sul também. Estariam os EUA e a Coreia do Sul atrasados? Quanta ignorância econômica...

O que vc não está entendendo é que a privatização da casa da moeda não é uma privatização de uma estatal comum como a Vale por exemplo, a privatização da casa da moeda seria privatizar a emissão da moeda. Ou seja, entregar aos bancos privados internacionais a emissão de moeda, o que significa a total submissão da soberania nacional aos agiotas, vc acha mesmo que esses bancos estão interessados no bem estar dos Brasileiros? É só olhar o tanto de juros que o Brasil pagou quando JK resolveu pegar empréstimos para fazer o seu projeto dos 50 anos em 5 e o quanto isso apenas nos atrasou.

Meus argumentos sobre o que os políticos vão fazer não são sem base, os políticos brasileiros são corruptos e vc sabe mt bem disso, me fala qual foi o último presidente brasileiro que não foi citado em nenhum esquema de corrupção? Nenhum, todos estavam envolvidos em escândalos, isso desde quando o Brasil é uma república. Não é mimimi é realidade, essa corja de políticos vão pegar uma boa graninha por fora, entregar nossa emissão de moeda aos banqueiros (a De La Rue pertence a banqueiros ingleses, só pra te lembrar) e o povo vai pagar juros até a eternidade.

‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎

ddm45pu-9d57952b-f20c-4869-bacc-5fa6dd59
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda
Abri sim, meu argumento tem base o seu que não tem...

Cara me explica o que uma coisa tem a ver com a outra? Esses países estão bem economicamente por uma série de fatores e não porque a produção da moeda deles é privatizada, nos EUA por exemplo que ainda é a maior potencia do mundo a produção é estatal, na Coreia do Sul também. Estariam os EUA e a Coreia do Sul atrasados? Quanta ignorância econômica...

O que vc não está entendendo é que a privatização da casa da moeda não é uma privatização de uma estatal comum como a Vale por exemplo, a privatização da casa da moeda seria privatizar a emissão da moeda. Ou seja, entregar aos bancos privados internacionais a emissão de moeda, o que significa a total submissão da soberania nacional aos agiotas, vc acha mesmo que esses bancos estão interessados no bem estar dos Brasileiros? É só olhar o tanto de juros que o Brasil pagou quando JK resolveu pegar empréstimos para fazer o seu projeto dos 50 anos em 5 e o quanto isso apenas nos atrasou.

Meus argumentos sobre o que os políticos vão fazer não são sem base, os políticos brasileiros são corruptos e vc sabe mt bem disso, me fala qual foi o último presidente brasileiro que não foi citado em nenhum esquema de corrupção? Nenhum, todos estavam envolvidos em escândalos, isso desde quando o Brasil é uma república. Não é mimimi é realidade, essa corja de políticos vão pegar uma boa graninha por fora, entregar nossa emissão de moeda aos banqueiros (a De La Rue pertence a banqueiros ingleses, só pra te lembrar) e o povo vai pagar juros até a eternidade.

''Esses países estão bem economicamente por uma série de fatores e não porque a produção da moeda deles é privatizada''

Mas se isso fosse tão ruim como afirma, eles não estariam tão bem. Não disse que só por isso são grandes economias e o povo de lá tem uma vida de primeira (bem melhor que a nossa) mas é um bom passo para melhorar a economia.

 

 

'Lembre-se dessa regra

Guarde-a em seu coração:

Talento tem um limite

Trabalho duro, não."

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

''Esses países estão bem economicamente por uma série de fatores e não porque a produção da moeda deles é privatizada''

Mas se isso fosse tão ruim como afirma, eles não estariam tão bem. Não disse que só por isso são grandes economias e o povo de lá tem uma vida de primeira (bem melhor que a nossa) mas é um bom passo para melhorar a economia.

 

Cara, vamos lá, o Reino Unido pertencem á Família Rothschild, são eles que mandam no Reino Unido e ponto. Eles compraram a Inglaterra quando inventaram o blefe de que Napoleão teria ganhado a guerra... Assim como compraram muitas empresas que funcionam lá, então eles precisam que as pessoas tenham uma vida melhor para consumirem os seus produtos. Mas países de terceiro mundo como o Brasil não interessa, a única coisa que interessa aqui é a matéria prima, eles não estão nem aí para os Brasileiros tanto é que nunca se preocuparam e fazer grandes investimentos por aqui.

O Canadá e a NZ possuem uma estrutura política e econômica bem diferente da nossa, e cultural também. Lá por exemplo não pagam os mesmos impostos que pagamos por aqui, mas vc acha mesmo que com a privatização da casa da moeda vamos virar um país igual o Canadá? Não cara, vamos continuar pagando impostos altos e a nossa inflação só vai subir, temos dívidas muito altas e estamos em crise, não temos empregos nem esperanças de crescimento econômico, qualquer problema na emissão de moedas seria um problemão para a nossa economia. É difícil entender?

Para os banqueiros funciona assim: Dívida = Mais dinheiro

Como pode ser bom para um país pagar a produção do próprio dinheiro?

Isso não é mimimi de esquerdista, é economia básica. Veja como exemplo nossa vizinha Venezuela que não tem dinheiro nem para pagar a produção da própria moeda e apenas se afunda mais e mais na crise.

É fácil citar que o Canadá tem produção de moedas privada e uma economia boa, agora olhe para os nossos vizinhos Uruguai, Paraguai, Peru, Bolívia e Venezuela... E a própria argentina que estatizou sua produção a pouco tempo...

 

nessas horas seria bom, que a I.S.I.S.

fosse no brasil e não lá pra catapulta do irã

 

( ͠° ͟ʖ ͡°)

 

Vira essa boca pra lá.

‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎

ddm45pu-9d57952b-f20c-4869-bacc-5fa6dd59
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A privatização da casa da moeda é diferente do que eu entendi quando li o post.

 

Vão privatizar a "empresa" responsável por fabricar as notas e não pela emissão do dinheiro. Estou ok com isso agora.

No caso de quem assumir a "empresa" decidir não imprimir mais, nós pode comprar esse mesmo serviço de outro país como já foi feito -e mais barato-.

zjx6qUP.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha isso... Temer quer privatizar até a casa dele... '-'

Desde 2005 nas quebrada (@XimpactoX )

Família: @Ana Catarine - irmã, @mateusvzj - irmão

QUEM AINDA NÃO LEU AS REGRAS DÁ UM CHEGO AQUI Ó: http://www.webcheats.com.br/link-forums/regras.370/

MEMBRO - MEMBRO AVANÇADO - ESTAGIÁRIO - ENTRETENIMENTO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A privatização da casa da moeda é diferente do que eu entendi quando li o post.

 

Vão privatizar a "empresa" responsável por fabricar as notas e não pela emissão do dinheiro. Estou ok com isso agora.

No caso de quem assumir a "empresa" decidir não imprimir mais, nós pode comprar esse mesmo serviço de outro país como já foi feito -e mais barato-.

 

Sim mas isso é arriscado, primeiro pq o outro país não conseguirá atender nossa demanda, outra coisa é o risco de pedir um número x de notas e eles fazerem um número y.

Você confiaria em deixar seu vizinho cuidar do seu dinheiro? Eu não.

‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎

ddm45pu-9d57952b-f20c-4869-bacc-5fa6dd59
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[QUOTE="'Dionísio, post: 9601239, member: 4648551"]''O ministro da Secretaria Geral, Moreira Franco, afirmou que, por conta da queda no uso de papel moeda no país, a Casa da Moeda tende a ter quadro fiscal cada vez pior.'' Apoio a privatização da casa da moeda.[/QUOTE] Mais um tema polêmico :D A moeda de um país constitui parte de sua soberania, assim como território, população e recursos. Mais detalhes leiam RAFFESTIN — "Por uma Geografia no Poder". Portanto, é natural vermos Estados soberanos que detêm empresas estatais em pontos estratégicos, tal como moeda, energia e transportes. Assim como na "era desenvolvimentista", em que criava-se empresas estatais em todos os cantos do país, o petróleo era considerado uma "propriedade" de soberania nacional. A construção da Petrobras por Getúlio baseou-se nessa premissa. O contexto histórico do conflito dos países em desenvolvimento por autonomia política e libertação econômica fez com que as empresas do setor de petróleo do Estado acabassem simbolizando o controle soberano sobre os recursos naturais do país. [I]“O fato de, no Brasil, o setor petrolífero ser monopólio estatal (artigo 177 da Constituição de 1988) e ter como principal agente uma empresa estatal, a sociedade de economia mista Petrobrás, cuja criação foi determinada pela Lei nº 2.004, de 03 de outubro de 1953, não é fruto de nenhuma especificidade exclusivamente brasileira. Nas principais regiões produtoras de petróleo, a indústria petrolífera é estatal ou foi nacionalizada. Cerca de 90% das reservas petrolíferas do mundo pertencem ao Estado, sendo exploradas por empresas estatais, que controlam aproximadamente 73% da produção, atuando em regime de monopólio ou quase-monopólio sobre os recursos de seus países"[..] [/I] Retirado de: [URL]http://www.conjur.com.br/2015-out-12/estado-economia-exploracao-petroleo-controle-estatal#author[/URL] Assim como o petróleo, a Casa da Moeda é costumeiramente propriedade do Estado devido sua importância estratégia e constituir-se parte de sua soberania. Embora a privatização seja apenas uma "concessão" — me corrijam se não for —, o Estado cederá a administração para a iniciativa privada, enquanto a estrutura e os meios de produção ainda permanecerão sob controle do Estado brasileiro. Antes de dar minha opinião, gostaria de fazer alguns apontamentos: [LIST=1] [*]privatizações no Brasil estão estritamente relacionadas com redução de gastos e despesas. Se analisarmos friamente dados numéricos, veremos que não faz sentido o governo brasileiro manter estatais, já que elas dependem de recursos públicos e da proficiência do país. Teoricamente, empresas estatais deveriam estar encarregadas de oferecerem servições públicos, sendo o lucro, superavitário ou não, uma possibilidade de atingir-se tal meta. Aparentemente, o Brasil adota o modelo da iniciativa privada: se não gerou lucro, corta. Uma postura claramente incongruente, pois, o patrimônio do Estado é tanto quanto da população brasileira. E até o momento, não vi nenhum estudo "aprofundado" de análise de cenário que evidencie positividade nessa ação. Mais uma medida "conjuntural" e não "estrutural". [*]o modelo de privatizações no Brasil é um tanto irônico. No caso da Vale e da Oi, seus respectivos governos transferiram parte dos recursos para fundos de pensão públicos. Cabendo a iniciativa privada, a amortização da dívida e a árdua tarefa de alavancar tais empresas que ainda permaneciam nas mãos do Estado. Portanto, quando falamos de privatizações no Brasil, devemos sempre desconfiar, pois, o que geralmente é feito não é chamado de "privatização", mas apenas uma cortina de fumaça. Mais detalhes, acessem: [URL]http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1930[/URL]. [*]@Hagaro citou o poder dos banqueiros em pleno século XXI. Aliás, o vídeo é ótimo e já o havia assistido há um bom tempo. Quando tratamos de Estados, devemos sempre salientar a importância, positiva ou não, das elites. E no caso brasileiro, as elites de maior destaque são as rurais e as banqueiras. As elites industriais e os sindicatos estão perdendo forças ultimamente. O agronegócio é a força motriz do país em tempos de câmbio favorável, quando o real está muito desvalorizado em relação ao dólar. E por tal motivo, vemos a atuação tão intensa de bancos de fomento como "BNDES" investindo nas famosas "campeãs nacionais". Logo, apenas fazendo uma conjectura, é possível observamos o grande papel que as elites desempenham no Estado brasileiro, sobretudo a rural. No caso do sistema bancários, os responsáveis por representarem-no, assim como o sistema financeiro, também transferem confiança nas ações do governo Temer. O discurso é:" Eles estão comprometidos com o país". Na verdade, a resposta correta seria:" privatizações são uma forma do governo brasileiro reduzir o déficit fiscal e bancar suas dívidas sem ter que aumentar a carga tributária — extremamente elevada, por sinal. Por que um Estado deve ser superavitário? Ora, para pagar as dívidas e os juros dos títulos públicos emitidos pelo Tesouro. [*]@Hagaro a discussão de poder/influência que o setor bancário exercesse no Estado é outra questão. Por enquanto estamos tratando apenas das funções primordiais de um banco: gerar lucro emprestado dinheiro. Há um intenso debate entre as influências de Wall Street no governo americano e as consequências dessa postura, vide crise de 2008. [*]Embora nosso sistema econômico seja uma mistura de neodesenvolvimentismo e políticas neoliberais — híbrido, talvez —, não seria necessário privatizações se o Estado brasileiro não fosse tão inchado. Por este motivo é que devemos ir contra privatizações que apenas alegam "insuficiência fiscal". Não consigo imaginar um Estado que gasta mais de 2 trilhões de reais em 13 anos com o BNDES, esteja falando de "INSUFICIÊNCIA FISCAL". Quem administra as empresas públicas possui mesmo competência para tal? E o funcionalismo público que é o responsável pelo rombo na previdência. Será cortado ou não? E as políticas sociais que são SEMPRE alvo de críticas entre os leigos e as primeiras a serem cortadas. Como fica? E o peso da nossa Constituição? A maior dentre todos os países da América Latina, além de muito "generosa". E quanto aos subsídios no setor agropecuário? E veja os cargos que o governo irá cortar. Dentre eles está datilógrafo e cargos vagos. Alguém aqui sabe datilografar? Já viram CARGOS VAGOS reduzirem despesas? Estado fascista? Está mais para oligárquico. Governo de poucos para poucos. Mais detalhes, leiam Hayek — Caminho da Servidão. Matéria dos cargos vagos: [URL]http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,datilografo-e-perfurador-estao-entre-os-60-mil-cargos-que-o-governo-vai-eliminar,70001940650[/URL] [*]@Dionísio colega, não compare países. Se existe algo que não dá certo é comparar países. Mesmo países similares, em determinados aspectos, são incomparáveis. Se você me dizer que a Casa da Moeda de Singapura é privatizada, eu irei concordar contigo. Todavia, há um descompasso tão grande entre Brasil e Singapura que deve ser maior que a distância entre a Terra e o inferno. Portanto, se o modelo funcionou em outros países, parabenize-os. Devemos adotar nosso próprio modelo que, atualmente, é muito difuso. E não perder tempo privatizando estatais alegando "insuficiência fiscal". [*]É só culpa do Estado? De modo algum. Quem compõe o Estado? Logo, a sociedade civil, políticos e elites também são culpados. Todavia, gostaria de dar um pouco mais de "destaque" às elites. Nos ano de 1840, o Brasil rompeu com os acordos comerciais com a Inglaterra — todos abusivos. Adotou políticas protecionistas — tarifas alfandegárias. Era o momento ideal de industrializar-se. O Estado fizera seu papel. Contudo, as elites oligárquicas da época, chamadas de conservadorismo-liberal, pois queriam a conservação de um Estado escravagista e ao mesmo tempo, a inserção do Brasil no comércio internacional, preferiram manter seus grandes latifúndios, escravos e continuarem exportando cana-de-açúcar. Era lucrativo. Até porque, não havia necessidade de sair da zona de conforto, não é mesmo? Posteriormente a isso, o Brasil somente iniciou o processo de industrialização (PSI) na década de 30. Embora, às vezes, até haja iniciativa das forças políticas, infelizmente, elas devem convergir com as elites, já que possuem o capital. Não sou marxista — até porque no Brasil política é 8 ou 80 —, mas gostaria de citar um trecho de Marx:[I]“[URL='https://kdfrases.com/frase/128816']Os homens fazem a sua própria história, mas não a fazem como querem, não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado.[/URL]” [/I] [/LIST]
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas atrás...
Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.