Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Quer criar games? Conheça as 3 melhores engines free do mercado


vegeta666
 Compartilhar

Posts Recomendados

CryENGINE 3

 

A CryENGINE 3 Free SDK é um poderoso motor gráfico para o desenvolvimento de games em 3D. A exemplo de outros pacotes de desenvolvimento, a engine foi liberada gratuitamente para estudantes e para desenvolvedores independentes. Os trabalhos feitos com a ferramenta podem ser distribuídos sem qualquer custo, desde que nada seja cobrado pelo game.

 

99325.jpg

 

Se você atua na área de desenvolvimento de jogos ou tem curiosidade de conhecer como são feitos os jogos de peso, não deixe de conhecer esta poderosa ferramenta. A CryENGINE 3 também é utilizada para o desenvolvimento de jogos para Xbox 360 e Playstation 3. Porém, sua versão gratuita permite que você distribua apenas para computador.

 

7a9aeb6b-0ff4-47e3-bb0b-9a3dc444da1e.jpg

 

O que acompanha a engine?

A CryENGINE 3 Free SDK permite que você modele e crie animações dentro do próprio motor gráfico ou que importe modelos de programas como o 3D Studio Max e Autodesk Maya. Dentro do software, você atribui texturas e materiais complexos para os objetos e descreve como serão as interações entre os elementos da cena.

 

18058.jpg

 

A engine conta com diversas referências físicas prontas como corpos rígidos, fluídos e iluminação. A CryENGINE 3 Free SDK também se destaca pelo refinamento da inteligência artificial, oferecendo elementos prontos para a atribuição de pontos estratégicos para os jogadores. O motor gráfico funciona com a atribuição de scripts nas linguagens C++ e Lua.

 

cryengine-3-3-1.jpg

 

engine Unreal 3

 

O jogo Unreal conquistou milhões de fãs ao redor do mundo. Seus gráficos, jogabilidade e a diversão proporcionada aumentam a cada nova edição. O “motor” que faz tudo funcionar já foi utilizado em diversos outros games, tanto de tiro em primeira pessoa, como jogos de aventura. Mas antes isso era restrito aos parceiros da Epic Games, criadora da engine do Unreal.

 

Blastoise_in_Unreal_Engine_3.jpg

 

Agora, nossos amigos da Epic Games ficaram completamente malucos e lançaram o Unreal Development Kit, que é um kit para desenvolvedores interessados na criação de jogos, utilizando a engine Unreal. E o melhor de tudo: o kit de desenvolvimento é totalmente gratuito!

 

de1fc635939832b07d2685068eb9fb13.jpg

 

Crie jogos alucinantes

 

O UDK permite que você crie games com a mais avançada engine do Unreal, a Unreal 3. Trata-se de uma plataforma completa de desenvolvimento de jogos, com tudo o que você precisa para a sua criação detonar — visualizações avançadas e simulações em 3D ricas em detalhes são só alguns exemplos.

 

UnrealEngine3DirectX11-03032011-09.jpg

 

Com o editor do Unreal Engine 3, você terá um ambiente completamente integrado. Todas as principais ferramentas de criação estão disponíveis. Também incluso no pacote, o Unreal Content Browser permite o gerenciamento de todos os arquivos do seu projeto, como sons, animações e objetos, tudo em uma interface que os desenvolvedores não terão nenhum problema para utilizar.

 

120090401151015.jpg

 

Sabe programar física real? Ótimo, mas não é necessário, pois com o Unreal Development Kit, você só precisa abrir o aplicativo certo e começar a aplicar física real ao seu jogo. Usando a tecnologia PhysX, da Nvidia, a ferramenta Unreal PhAT pode ser usado para deixar os games ainda mais realistas.

 

Unity Engine

 

Muita gente não sabe, mas uma das ferramentas mais utilizadas para a criação de jogos atualmente é gratuita. Unity Engine é um motor gráfico poderoso e bastante fácil de utilizar, que se destaca pelos games em 3D que rodam direto do navegador. Experimente esta ferramenta, quem sabe você não se torna mais um desenvolvedor de jogos?

 

unity5-image-1024x482.jpg

 

O que é Unity?

Caso você já tenha jogado algum game em 3D pelo navegador, é possível que já tenha experimentado a Unity. Mas além de jogos web, a engine cria projetos para Windows, Mac, iOS e até mesmo para sistemas Android. De um modo geral, os games desenvolvidos com a Unity são leves e contam com uma boa qualidade gráfica.

 

154915.jpg

 

Ao contrário de outras engines, no editor da Unity você vê exatamente o que você o que será exibido na tela do jogo. Caso queira experimentar o projeto em tempo real, clique no botão de “play” para que uma simulação do jogo se inicie. Depois de concluir o trabalho, basta uma única ação para que você exporte o trabalho para formatos web, Windows ou Mac.

 

15594.jpg

 

Dicas de como utilizar

Como todo motor gráfico, a Unity conta com uma série de bibliotecas que auxiliam na composição de games. Por exemplo, a ferramenta conta um método “First Person Shooter”, basta arrastá-lo para a área do editor para que seu game incorpore toda a movimentação e a câmera de um jogo em primeira pessoa. Para adicionar as leis da física a um modelo 3D, você precisa apenas selecionar a opção “Rigid Body”.

 

1049.jpg

 

[video=youtube;mxLYpKf0J7o]

 

 

FONTE: Baixaki , 2 , 3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.