Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

discussão SINCERICÍDIO


Hagaro
 Compartilhar

Posts Recomendados

Boneco-de-Vudu_f.jpg

 

Quem de nós não conhece alguém inconveniente que, sob o pretexto de ser sincero despeja palavras carregadas de “verdades próprias” que machucam quem as ouvem? A palavra sincero é derivada do latin ” sin cera” e significa o seguinte: Na Roma antiga, os senadores encomendavam aos artistas que confeccionassem uma estátua que representasse eles próprios. Recomendavam que as estátuas não poderiam ter trincas, rachaduras, teriam que ser perfeitas. Quando os artistas erravam o cinzel nas trincas e rachaduras, preenchiam com cêra. Daí a preocupação dos senadores: queriam uma estátua “sem cêra”. O termo ao longo do tempo tornou-se sinônimo de autenticidade, de sinceridade.

 

A sinceridade é reconhecida como uma virtude, no entanto, por vezes é mascarada de crueldade e humilhação. O sincero se sente justificado e incompreendido pois afinal, só falou a “verdade”. Verdade? O que é a verdade? Um ponto de vista pessoal e particular talvez. O sincero não falou a verdade, disse o que pensava sem filtros e ainda acha que o outro que se magoou é sensível demais e não suporta ouvir “verdades”.

 

Algumas vezes o sincero tem boa intenção pois acredita que, ao se preocupar com um amigo, por exemplo, deva-lhe dizer a verdade como forma de alertar-lhe de algum risco; risco de se ferir emocionalmente, de sair na rua de forma inadequada, de falar o que não deveria, etc. Mesmo assim, existem maneiras adequadas e acertadas de falar.

 

Outra forma de sincericídio é quando a pessoa diz a verdade com o desejo consciente de aborrecer e repudiar: “Você engordou, hein!” Sabe a pessoa que não será bem vindo tal comentário porque acentua uma dificuldade, expõe uma fragilidade e nada acrescenta. Por que diz então? Diz para tripudiar, para se sentir superior, para tirar a atenção sobre os próprios pontos fracos e colocar luz sobre os defeitos alheios, por pura fraqueza e tirania. Há quem sinta um enorme prazer em praticar sincericídio, prazer sádico e egoísta, é fato.

 

Assim, temos que reconhecer que a sinceridade é uma virtude suspeita e que algumas vezes provoca um efeito nefasto e devastador.

 

A sinceridade é a crença no próprio dizer, ela tem pouco a ver com a verdade.

 

O casamento é uma cruel vítima do sincericídio, onde o excesso de intimidade torna-se pernicioso e algumas “verdades” são ditas como navalha. Dar a opinião sobre a família do parceiro, sobre suas dificuldades emocionais, ou pior ainda, quando entre amigos um começa a falar mal do outro expondo fraquezas e abrindo feridas. O sincericida não se dá conta de seu poder bélico. Realmente não compreende a reação que causa com suas palavras bomba. Acha que a ideia de que apenas fala o que pensa, não merece críticas.

 

O fato é que muitas amizades, empregos e casamentos ficam intoxicados por pessoas que agem desta forma. Aos sincericidas, sincericínicos, sincerisádicos, minha dica: não se dêem tamanha importância… Suas opiniões são apenas pontos de vista filtrados por sua miopia e experiência pessoal. Continuem a dar sua opinião mas não a chamem de verdade. Sabendo como falar é completamente possível ser sincero. Sincero e sensível, sincero e empático, sincero e educado. Que tal?

 

fonte: http://www.silviabarros.psc.br/sincericidio/

‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎

ddm45pu-9d57952b-f20c-4869-bacc-5fa6dd59
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não concordo muito não ... acho que a verdade tem de ser dita e boa. A diferença é que não se existe apenas uma maneira de se falar a verdade. O que muita das vezes magoa não é o que se diz ou a verdade dita e sem como ela é transmitida. Eu posso muito bem falar a verdade sabendo que estou falando com um ser humano e ter educação para isso. Não parecer um imbecil insensível.

"Eu queria ter cinco vidas,

Eu queria nascer em cinco cidades diferentes.

Comer cinco vezes a mesma quantidade de comida.

Ter cinco profissões. Mas nessas cinco vidas, eu amaria a mesma pessoa."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Choro puro.

Antes as pessoas implicavam que você não deveria falar a verdade diretamente, que você deveria fazer circulos para dizer a mesma coisa.

Agora nem isso se pode mais fazer sem ser rotulado de "sádico, perverso, filho da mãe". Espero viver para ver o fim dos frescos e ascensão dos brutos(aka, normais).

zjx6qUP.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok é puro choro eu concordo, mas vc vai precisar se relacionar com chorões no decorrer da sua vida, e um desses chorões podem ser seus parentes, seu chefe, sua namorada, entre outros... Portanto continue sendo o sr verdade que fala tudo que vem na cabeça e se foda sozinho <3

#paz

‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎

ddm45pu-9d57952b-f20c-4869-bacc-5fa6dd59
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok é puro choro eu concordo, mas vc vai precisar se relacionar com chorões no decorrer da sua vida, e um desses chorões podem ser seus parentes, seu chefe, sua namorada, entre outros... Portanto continue sendo o sr verdade que fala tudo que vem na cabeça e se foda sozinho :h:

#paz

Com quem diabos vocês está falando?

Creio que não seja comigo pois eu já deixei claro que eu "mastigo" a verdade antes de dizê-las justamente por causa das implicações que eu costumava sofrer e que estou lamentando aqui que até isto agora não se pode fazer, por exemplo o “Você engordou, hein!” do tópico, tem jeito de "mastigar" isso ainda mais? jezuscraisto.

zjx6qUP.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.